Disciplina - Matemática

Informativos

13/02/2013

Edição 02/2013

Informativo
Esta é a 2ª edição do Boletim Informativo da página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Por meio deste boletim são divulgados os recursos disponibilizados nessa página, que é alimentada tendo como princípio a colaboração. Divulgue, participe, colabore e aproveite!

Ícone de artigos, dissertações e teses.Tese
Leia - Uma abordagem multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com Síndrome de Down
Colaboração do autor


Ícone de áudioÁudio para o Ensino Médio
Ouça e baixe, no formato mp3 o áudio "As Pontes de Königsberg" produzido pela Unicamp. O áudio aborda o problema das pontes de Königsberg e dos três problemas gregos que não foram solucionados. Parte 1 - Parte 2

Ícone de eventosEventos
Conheça e divulgue eventos de Matemática e Educação Matemática que acontecerão em 2013. Planeje-se e participe especialmente do Encontro Nacional de Educação Matemática, que será em julho, em Curitiba. Envie seu trabalho até 16 de março. Ainda dá tempo!


Ícone de softwares simuladores.Software Trigonometria e Raios Luminosos
Software em que se pode analisar matematicamente o comportamento de raios luminosos quando refratam e refletem em uma superfície plana. Para isso, é necessário utilizar conhecimentos de trigonometria.


Ícone de links interessantesLinks Interessantes
Acesse sites com conteúdos de Modelagem Matemática e conheça um pouco mais sobre esta perspectiva metodológica sugerida nas Diretrizes Curriculares. Caso conheça outros sites sobre modelagem, envie-nos o link.


Ícone de problemas matemáticos.
Problemas Matemáticos
Acesse a solução do problema de janeiro de 2013: A Dobradura
Resolva o problema de fevereiro de 2013: Aos Pares


Ícone de trechos de filmesTrechos de filmes
Assista e baixe o trecho do filme Blaise Pascal e utilize-o para trabalhar com o conceito de proporção, bem como explorar questões relativas à história no que se refere à organização e ao desenvolvimento do conhecimento humano e suas relações de dependência com a fé e com as questões políticas


Ícone de vídeo.Vídeos
Ensino Fundamental - Anos finais - Assista e faça download do vídeo Matemática no sítio. Episódio do programa matemática em toda parte, da TV Escola.
Ensino Médio - cálculo do volume de sólidos geométricos regulares com a ajuda do vídeo Medindo a Chuva da série "O Mundo da Matemática".

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.