Disciplina - Matemática

Informativos

13/07/2011

Edição 02/2011

Informativo
Esta é a segunda edição do Boletim Informativo da página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Por meio deste boletim são divulgados os recursos disponibilizados nessa página, que é alimentada tendo como princípio a colaboração. Divulgue, participe, colabore e aproveite. Os materiais são públicos e gratuitos!

Relato de Experiência
Acesse os relatos resultantes das oficinas do software GeoGebra, promovidas pelas Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação.

Vídeo para o Ensino Médio
Assista e baixe, no formato AVI, para usar na TV Multimídia, o vídeo A Ordem na Desordem. Esse vídeo é o quinto da série "O Mundo da Matemática" que tem 14 episódios. Nessa série os personagens estudam matemática, sempre partindo de interesses pessoais ou necessidades escolares. Nesse episódio, Rafael se divide entre as atenções com Júlia e seus estudos sobre fractais. Muitas vezes, as duas coisas se embaralham. Seu livro preferido, “O Homem dos Números”, não sai de sua cabeça. Ele começa a ver coisas estranhas, como um triângulo formado por muitos triângulos... O que será isso? Rafael pensa que Júlia, sua amiga, não se interessa por matemática, muito menos por fractais, mas recebe um presente que o faz mudar de ideia.

Problemas Matemáticos
Acesse a solução do problema de Junho: Pocotó.
Resolva o problema de Julho: Toco de tofú.

Artigo
Leia o artigo O ensino da matemática para portadores de deficiência visual.

Áudio para o Ensino Médio
Ouça e baixe, no formato MP3, para usar na TV Multimídia, o áudio "Matemática ao Pé do Ouvido – História dos Números": Bloco 1 - Bloco 2. O objetivo desse áudio é levar o estudante a compreender a Matemática como construção humana a partir de problemas práticos e/ou matemáticos.

Página de Cinema
A Página de Cinema está com uma novidade: o Boletim Informativo de Cinema. Colegas de todo o Estado estarão recebendo, a partir de 01 de julho, o primeiro Boletim (n. 01/2011), com novidades e dicas para dinamizar as aulas e tornar a prática de ensino e aprendizagem mais interessante, como sugestões de filmes, artigos, sugestões de leitura, resenhas, entrevistas e muito mais. Para receber o informativo, basta cadastrar-se.

Jogo Contig 60
Acesse os recursos para o jogo Contig 60, cujos objetivos são: trabalhar com expressões numéricas, envolvendo as quatro operações fundamentais e desenvolver processos de estimativa, cálculo mental e tabuada.

Trechos de filmes
Assista e baixe o trecho do filme 21 Gramas. O trecho permite discutir sobre a complexidade do
conhecimento humano, seus mistérios, a busca do ser humano para explicar o desconhecido e as relações que procura estabelecer entre esse desconhecido e a ciência.

Vídeo para o Ensino Fundamental - Anos Finais
Assista e baixe Matemática na arte que apresenta episódio do programa matemática em toda parte, da TV Escola. Neste episódio o professor Bigode trata da presença da matemática na arte, mostrando como as formas geométricas, bem como o teorema de Pitágoras, quadrado mágico e a razão áurea estão presentes nas obras de arte de artistas contemporâneos e clássicos.

Links interessantes
Conheça uma seleção de blogs de matemática sugeridos pelos usuários da página de Matemática do Portal.

Explorando o jogo do máximo
Acesse o simulador Explorado o jogo do máximo. Este jogo possibilita exercitar algumas noções do cálculo de probabilidades, tais como as de evento e de independência. Além disso, é apresentada a ideia de experimento aleatório.

Simulador – Teorema de Pitágoras
Acesse o simulador Teorema de Pitágoras. Com essa simulação pode-se descrever como é possível "demonstrar" o Teorema de Pitágoras, recortando figuras em papel representadas nos desenhos da apresentação.

Jogo da Antecipação
Acesse o Jogo da Antecipação. Neste jogo a criança é desafiada a achar em qual intervalo está o resultado de uma operação usando estratégias de antecipação, como arredondamento e decomposição.

Experimento Comida por Quilo
Acesse os recursos do experimento Comida por Quilo em que se propõe o estudo de grandezas e funções por meio da análise e interpretação de situações-problema que envolvem a ida a um restaurante a quilo. Funções relacionando peso e o valor das refeições são exploradas de diferentes maneiras, desde a construção de tabelas, análise das grandezas, até as construções gráficas oriundas da interpretação de funções.

Jogo da Multiplicação
Acesse, brinque e sugira para seus alunos o jogo da multiplicação. Uma sugestão enviada por um visitante externo.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.