Disciplina - Matemática

Relato: Ponto, reta e plano

Autora: Maria Joanina Rodrigues Parisotto
Instituição: Colégio Estadual Professor João Farias da Costa - EFM
Município: Campo Mourão
Conteúdo: Ponto reta e plano
Série: 5ª série / 6° ano

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina Geogebra, sob orientação da docente, assessora pedagógica Giselli Mocelin Martins, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação, de Campo Mourão.

Justificativa

Os conhecimentos de geometria são valiosos em nossas vidas pois é através desses conhecimentos que podemos fazer escolhas em relação ao espaço que nos cerca, acredito que visualizar e manipular os objetos no plano através do programa Geogebra é algo novo e interessante que contribuirá muito para o aprendizado de nossos alunos.

Objetivos

  • Representar e nomear ponto reta e plano;
  • Identificar as posições das retas em vertical, horizontal e inclinada.
  • Identificar a reta como um conjunto infinito de pontos.

Desenvolvimento metodológico

No primeiro momento trabalharemos um texto em sala de aula sobre “A Geometria na Antiguidade” para discutir os conceitos de ponto reta e plano.
No segundo momento iremos à sala de informática, para a realização da aula prática utilizando o programa Geogebra. Os alunos serão orientados pelo professor que explicará passo a passo cada atividade que for realizada. Após a construção de cada atividade os alunos irão responder as questões sobre as mesmas podendo tirar as suas dúvidas a todo momento.

Recursos

Serão utilizados os seguintes recursos nestas atividades:
  • livro didático;
  • caneta, lápis, régua e borracha;
  • os computadores com o software Geogebra instalado.

Critérios de Avaliação

  • O aluno deverá se apropriar de alguns aspectos definidos do conteúdo e ser capaz de se utilizar dos conhecimentos adquiridos;
  • Adquirir noção de ponto reta e plano.

Referências

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da a Educação Básica. Matemática. Curitiba: Seed, 2008.
PROJETO Aribabá. Matemática. 7ª série. 1, ed. São Paulo: Moderna, 2006.

Passo a passo das atividades

Atividade 1
Ir em aplicativos, educação, matemática e Geogebra.
1- Clique com o botão direito, janela de visualização, clique em malha quadriculada.
2- Clique no segundo botão novo ponto e clique sobre a malha aparecerá o ponto A.
3- Construa três retas que passe pelo ponto A. Clique no terceiro botão, reta definida por dois pontos, clique em cima do ponto A e outro ponto qualquer.
4- Clique em cima da reta e com o botão direito, propriedades e mude a cor de cada reta. É possível construir mais retas passando por este ponto A? Quantas?
5- Arquivo gravar como, salve a atividade.

Imagem gerada pelo software GeoGebra.

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Atividade 2
1- Arquivo novo
2- Com o botão direito clique em malha quadriculada.
3- No campo de entrada digite as seguintes coordenadas: (1,2) enter (2,3) enter (3,4) enter e (6,3) enter.
a) Existe uma reta que passa pelos três pontos indicados? Por que isto acontece?
b) Quantas retas que passam pelos pontos B e D você consegue construir?
c) Consigo fazer uma reta que passe pelos pontos A,C e D?
d) Será que sempre vou conseguir construir uma reta pegando três pontos?


Imagem gerada pelo software GeoGebra.

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Atividade 3
1- Arquivo novo
2- Com o botão direito clique em malha quadriculada.
3- Clique no terceiro botão reta definida por dois pontos e crie uma reta.
4- Clique no segundo botão novo ponto e faça pontos em cima da reta.
a) Quantos pontos eu posso construir sobre esta reta?

Atividade 4
Calcular a distância
Figura mapa do Brasil
1- Entrar na pasta compartilhamento público, e com o botão direito copiar e colar em sua pasta o mapa do Brasil, (previamente disponibilizado pelo professor).
2- Abrir o programa Geogebra e com o botão direito, clique em malha quadriculada.
3-No campo entrada digite as coordenadas: A =(3,-3), B=(-3,-3) e C =(5,-3).
3- Clique no nono botão inserir imagem e em seguida no ponto B, clique na tela para buscar figura na sua pasta.
4- Com o botão direito clique em cima da figura, propriedades, posição : Quina 1 = B, Quina 2 = C e Quina 4 = A.
5- Clique no segundo botão novo ponto e marque nas Capitais: São Paulo, Salvador.
6- Clique no terceiro botão, seguimento definidos por dois pontos, cada vez que for calcular a distância entre os estados.
7- Clique no sétimo botão, distância ou comprimento, para o cálculo das distâncias pedidas a seguir: Sabendo que a distância está na proporção de 1/700 (cada 1 cm equivale a 700 km) calcule a distância entre:
a) São Paulo e Salvador.
b) Vitória e São Paulo.
c) Rio de Janeiro e Salvador.
d) Manaus e Porto Alegre.
e) Salvador a Belém.
Imagem gerada pelo software GeoGebra.

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