Disciplina - Matemática

Relato: Poliedros de Platão

Nome do autor: Braz João Inácio
E-mail: brazjoaoinacio@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Professor Antonio José Reis - Ensino Fundamental e Médio
Município
: Toledo – Pr
Conteúdo: Poliedros de Platão
Série
: 6ª (7º ano)



Resumo


O propósito deste é apresentar um plano de trabalho docente que possibilite trabalhar poliedros a partir da visualização, uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento do aluno com relação aos conceitos da geometria espacial. Utilizando-se de diversos recursos como coleta de material, confecção de painéis, utilização de instrumentos como régua e transferidor e valorizando o uso de recursos tecnológicos.

Justificativa


No processo ensino-aprendizagem, visualizar é uma habilidade importantíssima para o desenvolvimento do aluno com relação aos conceitos da geometria espacial. Contudo, na maioria das vezes, um professor dispõe apenas do livro didático como ferramenta didática para o ensino deste assunto. Sendo mídias bidimensionais, a página de um livro ou o quadro-negro não são os instrumentos mais adequados para se treinar visualização de objetos tridimensionais. O emprego de materiais concretos pode ser uma excelente alternativa para explorar o assunto. Outra abordagem interessante é o uso de recursos audiovisuais: modelos tridimensionais que podem ser modificados virtualmente na tela de um computador, construindo assim uma relação entre a representação no plano (quando o sólido está representado na tela do computador) e o modelo concreto (quando o usuário interage com um modelo tridimensional do sólido). Abordar atividades matemáticas com recursos tecnológicos enfatiza um aspecto fundamental da disciplina, que é a experimentação (PARANÁ, 2008, 66). Neste contexto, pretende-se desenvolver habilidades visuais sobre os sólidos, apresentando suas propriedades matemáticas, sua aplicabilidade e modelos virtuais interativos.

Objetivos

  • Identificar a planificação de alguns poliedros.
  • Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
  • Exercitar a visão geométrica tridimensional representada no plano.
  • Identificar, faces, vértices e arestas de um poliedro.
  • Desenvolver habilidades, visuais, verbais, lógicas, de desenho de percepção e de representação dessas figuras.

Procedimentos


Para apresentação do conteúdo usaremos aula expositiva. Na sequência, os alunos farão coleta de imagens de figuras tridimensionais em jornais e revistas, organizando painéis para se familiarizar com as formas e fazer a identificação de faces, vértices e arestas nas figuras pesquisadas e suas relações. Será disponibilizada cartolina, régua, transferidor e cola para fazer a planificação e a montagem dos sólidos geométricos. Será proposta resolução de atividades do livro didático. Em seguida a turma será conduzida ao laboratório de informática para que executem atividades referentes ao tema no programa Geogebra no intuito de aprofundar e enriquecer o conhecimento.

Imagens


Capturas de tela do software Geogebra em que estão representados sólidos geométricos e suas respectivas planificações.

Tetraedro

Captura de tela do software GeoGebra com planificação e representação espacial do tetraedro.



Hexaedro ou Cubo

Octaedro


Fonte das imagens: o autor

Referências


GIOVANNI, José Ruy. Matemática Fundamental. São Paulo: FTD, 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Matemática para Educação Básica. Seed: Curitiba, 2008.
Recomendar esta página via e-mail: