Disciplina - Matemática

Arquimedes de Siracusa - O Problema da Coroa

Animação que mostra uma interpretação da célebre história da Antiguidade relacionada com os estudos hidrostáticos de Arquimedes. Trata-se do chamado problema da coroa.

O rei de Siracusa encomenda uma coroa e espera que seja confeccionada em ouro puro, mas após a coroa ficar pronta suspeita que o ourives fez mistura do ouro com prata. Para resolver o problema, o rei Hiero chama Arquimedes que resolve o problema determinando o volume da coroa.

Para isso, Arquimedes a submerge num recipiente completamente cheio de água e pesa em seguida o líquido derramado. Dessa forma ele verifica a densidade da coroa e calcula a proporção de prata que o desleal ourives utiliza. Conta-se que Arquimedes inventa este procedimento quando, ao se introduzir num recipiente completamente cheio de água para se lavar, parte da água transborda. Arquimedes sai então do banho gritando Eureka! (que em grego significa "Achei!"). O clássico enunciado deste princípio, hoje chamado de princípio de Arquimedes, é o seguinte: todo o corpo submergido num fluido experimenta um impulso de baixo para cima igual ao peso do fluído que desloca.

Este vídeo permite abrir discussões sobre massa, volume, densidade e princípio de Arquimedes.

Idioma: Português

Palavras-chave: Densidade. Medida de massa. Medidas. Volume.

Duração: 6min46s

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 11737
  • 1427
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações