Disciplina - Matemática

A História da Matemática - A Linguagem do Universo - Parte 1

A série "A História da Matemática" apresenta o episódio sobre a "A Linguagem do Universo". Nessa série, Marcus du Sautoy, doutor em Matemática pela Universidade de Oxford, nos leva em uma viagem pela história dessa disciplina fundamental. Sem a Matemática teria sido inviável o desenvolvimento da Física, Química ou Astronomia. Basicamente todos os campos do conhecimento dependem de estatísticas, geometria ou cálculo, por mais básicos que sejam. Marcus nos mostra como a Matemática fez parte do princípio da intelectualidade nas antigas civilizações.

O vídeo aborda a história da matemática a partir das cheias do Rio Nilo e os padrões das estações, contagens e medições que foram sendo inventados a partir dessas cheias avançando para cálculos mais avançados.

Assuntos tratados nesta primeira parte: padrões, ordem, história dos calendários, contagem, sistema de medidas do egito antigo, Papiro de Rhind, sistema binário, problemas de divisão, frações, Olho de Orus, Pi, triângulos, volume, geometria, problemas, área, Equações do 2.º grau.

Produção: BBC

Idioma: Português

Palavras-chave: História da Matemática. Número PI. Sistema binário.

Duração: 30min12s

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 22322
  • 1380
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações