Disciplina - Matemática

O Mundo da Matemática - Decisões Permanentes

Décimo terceiro de uma série de 14 episódios em que os personagens estudam matemática, sempre partindo de interesses pessoais ou necessidades escolares.

Neste episódio o aniversário de Júlia se aproxima e ela decide celebrar a data e o início de uma nova fase com uma tatuagem. Sua inspiração é obra do artista Escher em que são encontrados belos exemplos de simetria aplicada às artes. Mas, o Rafa não está nem aí para o lado artístico dessa decisão e bola um plano para convencer Júlia a não fazer a tatuagem e enquanto Júlia não desiste, ele explora os conceitos de simetria das imagens e planificação. Sim, porque arte e matemática têm tudo a ver e o Rafa não perderia uma chance dessas. Será que a Júlia levará seu plano adiante? E o plano de Rafa, dará certo?  

Os objetivos do vídeo são: identificar regularidades geométricas em padrões e pavimentações, estudar padrões e pavimentações do ponto de vista das simetrias, conhecer representações matemáticas de uma simetria, identificar simetrias nas obras de Escher, conhecer diferentes planificações de um cubo e confeccionar uma caixa com formato de um cubo.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Escher. Geometria. Padrões. Planificações. Simetria.

Duração: 11min

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 13057
  • 915
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações