Disciplina - Matemática

O Mundo da Matemática - Futebol de Domingo

Episódio 11 do Projeto Condigital, que trata do tema "Fenômenos da natureza - Título: Futebol de Domingo", produzido em 2010 pela Seed do Paraná em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Neste episódio, Julinho e Rafa saem para uma partida de futebol na quadra do bairro como todo o último domingo do mês. Mas, desaba a maior chuva e a partida é cancelada. Enquanto Julinho fica nervoso, Rafa se entusiasma a suspeitar que o assunto tem a ver com Matemática. Julinho, Rafa e Júlia pesquisam na internet como são feitas as previsões do tempo e descobrem que elas nunca poderão ser seguras, porque estão baseadas em cálculos de probabilidades. Depois da explicação do homem dos números, decidem calcular as condições climáticas para o próximo dia de jogo. No final Rafa entende que a probabilidade também pode ser um fator importante na hora de convidar Júlia para ir ao cinema.

Os objetivos do vídeo são: observar os fenômenos aleatórios e os diferenciar dos determinísticos; conhecer a probabilidade de um evento ocorrer como uma previsão que pode ou não ser confirmada; discutir os conceitos de provável e improvável; reconhecer o pensamento probabilístico como um importante instrumento para análise e tomada de decisões acerca de situações do cotidiano; realizar cálculos de probabilidades. 

O audiovisual pode ser utilizado para apresentar os conceitos de probabilidade, bem como servir de mote para a apresentação das propriedades deste conteúdo matemático. O uso de calculadoras pode ser interessante para o encaminhamento das discussões.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Espaço amostral. Evento. Previsão do tempo. Probabilidade.

Duração: 11min08s

Fonte: Conteúdos Educacionais Digitais Multimídia para Matemática

 Acesse o manual do professor em formato pdf.

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 13565
  • 918
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações