Disciplina - Matemática

O Mundo da Matemática - Endireita essa Coluna

Episódio 2 do Projeto Condigital, que trata do tema "Saúde e ergonomia - Título: Endireita essa Coluna", produzido em 2010 pela Seed do Paraná em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Neste episódio, Julinho sente dor nas costas provavelmente devido à má postura e falta de atividade física. A partir desse fato, ele e seus amigos elaboram um instrumento de pesquisa que aplicam na escola para saber se outros colegas passam pelo mesmo problema. Oportunidade perfeita para aprenderem um pouco mais sobre medidas de tendência central e de dispersão.

Os objetivos do audiovisual consistem em proporcionar aos alunos um ambiente que permita: conhecer medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e medidas de dispersão (desvio médio, variância e desvio padrão); identificar o uso de conceitos da Estatística, tendência central e variabilidade, para analisar situações relacionadas à saúde; aplicar os conceitos de medidas de tendência central e variabilidade em situações reais.

O audiovisual pode ser utilizado para apresentar, além dos conceitos, as fórmulas matemáticas e os contextos de suas aplicações. O uso de calculadoras pode ser interessante para que os alunos confirmem resultados após a apresentação do vídeo.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Desvio padrão. Ergonomia. Mediana. Medidas de dispersão. Variância.

Duração: 12min33s

Fonte:  Conteúdos Educacionais Digitais Multimídia para Matemática

Acesse o manual do professor em formato PDF.

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 13633
  • 961
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações