Disciplina - Matemática

História da Matemática - Pitágoras - 1

Esse vídeo faz parte da série "Ciência e Investigação" que traz uma discussão sobre as relações entre o desenvolvimento da ciência matemática e o desenvolvimento humano.

Trata-se de uma viagem pelo espaço e pelo tempo do universo matemático, objetivando descobrir as grandes ideias matemáticas e conhecer seus desenvolvedores.

Fundamentalmente, o vídeo trata de Pitágoras, iniciando com uma discussão sobre o Teorema e sua história e passando para um relato da história de vida do matemático e seus discípulos, seus estudos, a divulgação destes e todas as consequências na história da humanidade, incluindo a harmonia musical, os números triangulares, quadrados, pentagonais, hexagonais e os números perfeitos. Trata, também, de Euclides e alguns de seus legados para a História da Matemática.

Com esse vídeo, pode-se trabalhar desde o famoso teorema (que já era conhecido antes mesmo de Pitágoras), passando pelos números figurados, pela relação com a música e com a Astronomia. Pode-se ainda levantar questões referentes à construção humana histórica da Matemática.

Produção: Ciencia e Investigación

Idioma: Espanhol

Palavras-chave: Euclides. História da matemática. Número de ouro. Pitagóricos. Teorema de Pitágoras.

Duração: 25min14s

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 14898
  • 1465
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações