Disciplina - Matemática

Problema de Monty Hall

Trecho do Programa Alterados por Pi - Capítulo 10, produzido em 2011 por Encuentro em parceria com o Ministério de Educação da Argentina.

Este vídeo inicia com a segunda parte da explanação sobre as relações entre matemática e Astronomia. Em seguida apresenta o problema de Monty Hall ou paradoxo de Monty Hall. Trata-se de um problema que surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, a partir de um concurso televisivo. Nesse concurso, Monthy Hall (o apresentador) indica 3 portas ao concorrente, sabendo que atrás de uma delas está um prêmio de grande valor e que as outras têm prêmios de pouco valor.

Na 1ª etapa, o concorrente escolhe uma porta (que ainda não é aberta); em seguida, Monty abre uma das outras duas portas que o concorrente não escolheu, sabendo antecipadamente que o carro não se encontra aí; assim, o concorrente fica com duas portas apenas para escolher -- pois uma delas já se viu. Na 2ª etapa, que não tinha o prêmio, e sabendo que o carro está atrás de uma delas, o concorrente tem que se decidir se permanece com a porta que escolheu no início do jogo ou se muda para a outra porta. Qual é a estratégia mais lógica? Ficar com a porta escolhida inicialmente ou mudar de porta? Com qual das duas portas ainda fechadas o concorrente tem mais probabilidades de ganhar? Por quê? Interessante problema que questiona nossa intuição.

Produção: Encuentros e Ministério de Educação da Argentina

Idioma: Espanhol

Palavras-chave: Astronomia. Probabilidade. Problema de Monty Hall.

Duração: 07min24s

Fonte: encuentro

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 29141
  • 786
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações