Disciplina - Matemática

Fractais - A Geometria do Caos

Vídeo sobre Fractais. O original deste vídeo está em Espanhol. A versão aqui disponibilizada tem narração em Língua Portuguesa.

O vídeo inicia estabelecendo relações entre entes da natureza, suas formas irregulares quando comparadas à geometria euclidiana e suas regularidades na repetição de suas estruturas ou modelos (nuvens, montanhas, costas marítimas, superfícies das árvores e relâmpagos). A comparação entre o ramo de uma árvore e a estrutura da árvore inteira em que a estrutura menor se repete na estrutura maior é um dos exemplos usados para explicar a geometria fractal (autossimilaridade). Outro modo de ilustrar e diferenciar a geometria fractal da geometria euclidiana é a comparação feita entre o passo humano e o passo de uma formiga em uma superfície irregular.

O vídeo também aborda, entre outros exemplos, o modo como a estrutura fractal "floco de neve" ou "curva de Koch" é obtida. A narração em Língua Portuguesa foi feita em 2008 pelo acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática Alexandre Pereira Salgueirinho e gentilmente cedida para ser publicada no Portal Dia-a-dia Educação.

Produção: MásPorMenos

Idioma: Português

Palavras-chave: Geometria. Geometrias não euclidianas. Logaritmos. Mandelbrot. Números complexos.

Duração: 11min46s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 15779
  • 1317
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações