Disciplina - Matemática

Matemática da Música

“Música é Matemática”!!! É com essa afirmação, feita pelo Jazzista Winton Marsalis, que o vídeo inicia mostrando a presença das relações matemáticas no coração da arte musical. Da mesma forma, um mestre de bateria de uma escola de samba mostra a presença de diferentes padrões nas batidas da bateria.

Em seguida, num retorno à Grécia antiga,  pode-se mostrar de que forma filósofos como Pitágoras, que já reconhecia as relações matemáticas como base para a música, e Platão, concebem a música como importante elemento nas suas concepções cosmológicas e espirituais, ideia essa que é retomada pela igreja católica medieval, por meio do canto gregoriano, fundado em uma relação matemática bastante simples, devido à exclusão do trítono, que é uma relação entre notas musicais que gera as frações complexas da escala musical.

Através de exemplos simples e claros, o vídeo mostra ainda os conceitos de consonância e dissonância, que estão diretamente ligados à simplicidade de relações matemáticas ligadas aos sons da escala musical. Pode-se ainda mostrar a seus estudantes como, possivelmente, se deu a criação da escala pentatônica e de que forma músicos ocidentais, de Bach a Villa Lobos, contrariamente à escala pentatônica e ao canto gregoriano, incorporam o trítono em suas composições, por meio da utilização das relações complexas que ele oportuniza.

Produção: TV Cultura

Idioma: Português

Palavras-chave: Escala pentatônica. Frações. Música. Pitágoras.

Duração: 26min11s

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 50796
  • 1535
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações