Disciplina - Matemática

O Caos

A ordem é algo inerente a tudo que conhecemos? Ou o caos também faz parte de nossas vidas? Afinal, o que é ordem e o que é o caos? Por meio desses questionamentos o professor pode mostrar a seus estudantes a relação entre a criação artística e o caos, bem como de que forma o matemático Henri Poincaré descobre o caos na ciência e como isso surge na Matemática. Em seguida, o professor pode mostrar o significado do caos em nosso cotidiano, por meio de um exemplo simples como o da confecção de brigadeiros por um doceiro.

A partir desse ponto, o vídeo mostra a influência do pensamento caótico no surgimento de um novo movimento artístico conhecido como Abstracionismo, uma nova forma de expressão do Modernismo, que se caracterizava por apresentar duas ramificações: o abstracionismo geométrico, ligado à razão matemática e o abstracionismo informal ligado à sensibilidade e à intuição do artista. Por meio das obras de Tomie Ohtake, obras estas que anos após sua criação foram comparadas a imagens captadas pelo telescópio Hubble, o professor pode levar seus estudantes a refletirem sobre a relação existente entre o trabalho científico, o trabalho artístico e a intuição. Na segunda parte do programa, o vídeo vai à época de Galileo Galilei, que estabelece os princípios para o descobrimento do verdadeiro conhecimento científico, criando o moderno método científico.

A Matemática passa, então, a ser considerada a linguagem da ciência. Inspirados em Galileo, muitos cientistas, dentre eles Newton, ficaram deslumbrados com a possibilidade de explicar tudo através das equações matemáticas. Contudo, no início do século XX, a Física realiza novas descobertas que mostram que o mundo não se apresenta sempre da forma mecânica como pensavam Newton e Galileo, mas repleto de incertezas. Por meio dessa apresentação, o professor tem a possibilidade de trabalhar com seus estudantes as relações existentes entre o rompimento que o abstracionismo representou na Arte e a nova forma de ver o mundo possibilitada pelas novas teorias matemáticas, entre elas a Teoria do Caos.

Produção: TV Cultura

Idioma: Português

Palavras-chave: Abstracionismo. Galileo. Modernismo. Newton. Poicaré.

Duração: 26min26s

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 17316
  • 1601
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações