Disciplina - Matemática

Mr. Nobody - Medida de Tempo

Mr. Nobody, drama de ficção científica, 2009, Bélgica/Canadá/França/Alemanha, 138min.; COR. Direção: Jaco Van Dormael.

Mr. Nobody é um filme exigente, que reúne informações de várias áreas do conhecimento para processar um roteiro que gira em torno do personagem Nemo Nobody. Entre as informações necessárias para compreender a história destacam-se a Física Quântica e a Teoria das Cordas. Assim como Efeito Borboleta e outros filmes hollywoodianos, Mr. Nobody explora a temática das realidades paralelas, do fluxo temporal e das diferentes dimensões da existência humana.

Nobody (um nome que ao mesmo tempo exclui e inclui todos os humanos) é o último humano a morrer de velhice, pois não foi submetido ao processo de renovação celular que marca a sociedade de fins do século 21. Em seus últimos dias de vida, não se lembra de quem é, mas relata ao seu psicanalista, e também a um jornalista, informações aparentemente desconexas que, como num quebra-cabeças, constituem sua história – ou, mais apropriadamente falando, suas histórias possíveis – com diferentes esposas e diferentes trajetórias de vida. Ao mesmo tempo em que ele fornece essas informações, é mostrado em várias idades diferentes (inclusive antes de nascer), e fica para as pessoas (e ao espectador) a tarefa de compreender quem ele realmente é.

Vários são os elementos que se repetem no filme representando os limites e os potencializadores de tempo, espaço e realidade, tais como o relógio – normalmente mostrando o tempo 9h 15min – e as cores (relacionados às esposas de cada realidade). Além disso, é frequente ao longo do filme a música Mr. Sandman (The Chordettes, 1954), que faz referência a um personagem do folclore popular anglo-saxônico, responsável por trazer o sono e os sonhos às pessoas. Tal referência é importante para a narrativa, uma vez que indica a preocupação de definir quem é responsável pela nossa história, e se esta é real ou uma ilusão.

Neste trecho, Nemo está com Anna, seu amor de adolescência de quem em breve irá se separar. Eles estão contando os dias que faltam para Anna ir embora e Nemo faz uma conversão de unidades de medida - tempo em dias para tempo em horas. 10 dias=14.400 minutos. Estaria essa conta correta? Você pode usar este trecho para provocar seus alunos a conferirem os cálculos de Nemo.

Produção: Jaco Van Dormael

Idioma/Legenda: Inglês/Português

Palavras-chave: Conversão de unidades. Grandezas e medidas. Tempo.

Duração: 00min56s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 8661
  • 1392
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações