Disciplina - Matemática

Flatland - Geometria Plana e Geometria Espacial

Flatland. Animação, EUA, 2007, 95 min, COR. Direção: Ladd Ehlinger Jr

Este filme foi produzido com base no livro - Flatland, uma aventura em muitas dimensões, escrito em 1884 por Edwin Abbott. Na narrativa, figuras geométricas dotadas de características e modos de vida humanos convivem em um universo bidimensional em que as crianças precisam ter aulas para aprender a ver as formas dos habitantes de Flatland. Nesse universo, figuras que nascem com deformidades são submetidas a tratamento médico e se não forem curadas, morrem. Autoridades poligonais e circulares garantem a ordem dessa sociedade garantindo o cumprimento de leis severas. Todas as mulheres têm forma de segmento de reta e, por isso, são obrigadas a emitirem um som característico enquanto se deslocam para não provocar acidentes. Têm, também, poder autofágico.

O protagonista da história é o senhor Quadrado A que tem vários filhos com forma pentagonal e um filho com forma hexagonal. O pequeno hexágono tende a subverter as leis usando o proibido cromatismo.

Em certa altura da animação, o senhor Quadrado A faz contato com um personagem em forma de esfera e é transportado para o mundo das três dimensões.

O trecho aqui disponibilizado retrata o momento do encontro de A com o personagem esférico. Recursos da linguagem cinematográfica, como a Montagem (que possibilita o aparecimento e o desaparecimento da esfera, voltando em diversos tamanhos, ou o Close In (como se fosse um zoom cada vez mais perto do personagem, mostrando detalhes) utilizado para que a esfera explique ao quadrado suas potencialidades tridimensionais, permite ao espectador refletir sobre conceitos de geometria plana, espacial e esférica e suas inter-relações como, por exemplo, a figura gerada na interseção entre uma esfera e um plano.

Além de evidenciar elementos de Geometria, Flatland pode provocar reflexões sobre religião e política, trazendo à baila conceitos discutidos por físicos e filósofos.

Produção: Ladd Ehlinger Jr

Idioma/Legenda: Inglês/Português

Palavras-chave: Filosofia. Geometria esférica. Geometria espacial. Geometria plana.

Duração: 07min07s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 15252
  • 1710
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações