Disciplina - Matemática

Blaise Pascal - Geometria Espacial

Blaise Pascal, Drama, Itália / França, 1972, 129min, COR. Direção: Roberto Rossellini.

Cinebiografia do filósofo, teólogo e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662). O filme conta sua trajetória, dos 17 anos até a morte precoce, mostrando seus célebres estudos de Matemática e Geometria, incluindo a criação da primeira calculadora mecânica; os trabalhos revolucionários sobre o vácuo, os fluidos e a pressão atmosférica; sua relação com o Jansenismo* e a concepção de suas principais obras filosófico-religiosas.

Neste trecho, um pároco anuncia a intenção de publicar uma dissertação de Blaise Pascal sobre Geometria, mais especificamente sobre a variação da incidência de um cone sobre um plano, um problema proposto pelo matemático Desarque, conhecido como lição das trevas. O trecho permite discutir sobre o surgimento de problemas advindos das geometrias espacial e plana, e suas soluções. Permite, ainda, debates a respeito de questões relacionadas às relações entre ciência e religião.

*O jansenismo foi um movimento de caráter dogmático, moral e disciplinar, que assumiu também contornos políticos, que se desenvolveu principalmente na França e na Bélgica, nos séculos XVII e XVIII, em reação a certas doutrinas e práticas no seio da Igreja Católica. Tem esse nome por ter sua origem nas ideias do bispo de Ypres, Cornelius Jansen.

Produção: Roberto Rossellini

Idioma/Legenda: Francês/Português

Palavras-chave: Cone. Geometria espacial. Geometria plana. Jansenismo. Plano.

Duração: 28s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 13613
  • 1502
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações