Disciplina - Matemática

Blaise Pascal - Proporções

Blaise Pascal, Drama, Itália / França, 1972, 129min, COR. Direção: Roberto Rossellini.

Cinebiografia do filósofo, teólogo e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662). O filme conta sua trajetória, dos 17 anos até a morte precoce, mostrando seus célebres estudos de Matemática e Geometria, incluindo a criação da primeira calculadora mecânica; os trabalhos revolucionários sobre o vácuo, os fluidos e a pressão atmosférica; sua relação com o Jansenismo* e a concepção de suas principais obras filosófico-religiosas.

Neste trecho, Éttiene Pascal solicita ajuda ao filho, Blaise Pascal, pois seu secretário se deixou corromper por um negociante. Éttiene passa dados para que Blaise faça o cálculo dos impostos devidos por um cidadão. Os impostos eram calculados por registros organizados, conforme paróquias e seu valor era proporcional aos bens, conforme determinava o fiscal. A moeda da época era o escudo. Os cidadãos também eram obrigados a adquirir quantidades de sal, de acordo com o que era determinado pelo fiscal. * O jansenismo foi um movimento de caráter dogmático, moral e disciplinar, que assumiu também contornos políticos, que se desenvolveu principalmente na França e na Bélgica, nos séculos XVII e XVIII, em reação a certas doutrinas e práticas no seio da Igreja Católica. Tem esse nome por ter sua origem nas ideias do bispo de Ypres, Cornelius Jansen.

A partir desse trecho é possível trabalhar com o conceito de proporção, bem como explorar questões relativas à história no que se refere à organização e ao desenvolvimento do conhecimento humano e suas relações de dependência com a fé e com as questões políticas.

Produção: Roberto Rossellini

Idioma/Legenda: Francês/Português

Palavras-chave: História da Matemática. Jansenismo. Proporção. Razão.

Duração: 01min47s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 13637
  • 229
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações