Disciplina - Matemática

Pi - Série de Fibonacci

Pi, Ficção Científica, EUA, 1998, 85 min, Preto e Branco. Realizador: Darren Aronofsky.

Max, um excêntrico jovem, gênio da matemática e da computação, vive em Manhattan escondido da luz do sol e das pessoas. Tem constantes dores de cabeça em consequência de uma experiência que viveu aos seis anos de idade. Aficionado por padrões matemáticos, ele encontra um padrão universal na bolsa de valores e logo é descoberto por um grupo de Wall Street e, ao mesmo tempo, por um grupo de judeus que acha que o que Max encontrou foi na verdade um padrão no Torá. Os dois grupos perseguem Max com o objetivo de que ele lhes revele detalhes de sua descoberta. Max é aconselhado pelo seu mentor a tomar cuidado, pois sua pesquisa pode levá-lo a consequências muito sérias.

Neste trecho, Lenny Meyer, um judeu estudioso do Torá, explica a Max que a série de números pode ser obtida na comparação de letras de palavras em hebraico com seus números correspondentes. Max conclui que se tratam dos números de Fibonacci, como a sequência de Fibonacci*, um matemático italiano do século XIII. Max mostra, também, como se pode obter a razão áurea, por meio desses números. O trecho abre oportunidade para discussões sobre História da Matemática e o modo como os conhecimentos se reconstroem através dos tempos. É também um trecho interessante para inciar o estudo de sequências numéricas que antecede ao trabalho com progressões aritméticas e geométricas.

*Na matemática, os números de Fibonacci são números que compõe uma sucessão de números inteiros em que cada número é a soma dos dois anteriores. A sequência inicia com os números 0 e 1 (0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, …)

Produção: Darren Aronofsky

Idioma/Legenda: Inglês/Português

Duração: 03mim09s

Palavras-chave: Espirais. Razão áurea. Série de Fibonacci.

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 15562
  • 1395
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações