Disciplina - Matemática

Matemática

13/05/2016

Especialistas da USP explicam...

Especialistas da USP explicam como a matemática faz parte do dia a dia

Do G1 São Carlos e Araraquara

A partir desta 2ª feira EPTV produz série de reportagens sobre o tema.
Disciplina está aplicada em atividades básicas como usar o despertador.

Quando alguém pretende realizar uma atividade, dificilmente associa algum conhecimento através dela. Mas tem um que sempre está presente: o matemático. Por isso, alguns profissionais da Universidade de São Carlos (USP) decidiram mostrar como a matemática pode ser incluída no cotidiano.

A partir desta segunda-feira (2), a EPTV, afiliada da TV Globo, produz uma série de reportagens sobre a matemática, cuja data nacional é comemorada no dia 6 de maio.

Para alguns, a relação da matéria nos temos de escola é puro amor, mas para outros, só a menção à disciplina já assusta. “Agora o desenvolvimento do raciocínio lógico é o que mais me deixa apaixonada. Eu odiava matemática e não conseguia ir bem, era o pavor da minha vida, então comecei a estudar mais e agora eu amo”, relatou a estudante Carolina Badaró.

“Perguntei: mãe, por que a matemática é tão difícil assim? Ela respondeu: Arthur, a matemática é vida. E aí eu falei que queria ser engenheiro de computação. Ela disse que eu ia precisar aprender muita matemática, então eu pensei: ‘tô’ ferrado!”, contou o estudante Artur Gavério de Souza, 11 anos.

Cotidiano
O que a maioria das pessoas não percebe é como ela é aplicada durante o dia todo, seja em uma ligação de celular, na ida ao supermercado ou até mesmo na previsão do tempo.

“Vai ter muita matemática aí, por exemplo, a probabilidade, o conceito de estudos de equações diferenciais e campos vetoriais que vão precisar ser calculadas em grandes computadores para que você tenha uma boa previsão”, explicou a professora da USP Edna Maura Zuffi.

A matemática também se aplica no trânsito, mais especificamente em como os semáforos são calculados e estrategicamente disponibilizados.

“Tem que pegar a distância e a velocidade entre os dois [semáforos], dividir a distância pela velocidade e você tem o tempo que ele demora para ir de um cruzamento ao outro, aí você defasa os inícios de verde exatamente igual ao tempo de percurso, porque aí o veículo pega o verde em todos. Tem que fazer conta o tempo todo”, disse Coca Ferraz, especialista em trânsito da USP.

Compasso musical
A mais surpreendente conexão ocorre entre música e matemática. Para quem ouve o som, nenhum resquício matemático é encontrado. Mas para quem um dia aprendeu e hoje passa a ensinar a situação é completamente diferente.

“Meu compasso é o que determina o ritmo da música que eu vou tocar. Essa determinância do ritmo é uma fórmula matemática, então tem tudo a ver. Pitágoras é nosso principal exemplo, porque foi um dos primeiros que descobriu a música e criou várias formas matemáticas”, contou Maria Silvia Cortes Carvalho, musicista e pedagoga.

Portanto, em qualquer observação feita, a pessoa vai conseguir encontrar o poder matemático existente. “A matemática é bonita porque ela é capaz de dar previsões para o futuro e fazer as pessoas sonharem, você pode criar mundos matemáticos que são muito diferentes da nossa realidade e, ao mesmo tempo, explicar muito da nossa realidade com a própria matemática”, concluiu Edna Zuffi.

Esta noticia foi publicada em 02/05/2016 no site http://g1.globo.com/. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.