Disciplina - Matemática

Matemática

12/04/2016

Professores de Harvard...

Encontro com professores de Harvard debate o ensino da matemática no país

Por: Redação A crítica - Campo Grande - MS

Bob e Ellen Kaplan são criadores da abordagem The Math Circle, implementada no Brasil pelo Instituto TIM e que já beneficiou 100 mil crianças da rede pública desde 2013

O Instituto TIM trouxe ao Brasil Bob Kaplan e Ellen Kaplan, criadores da abordagem The Math Circle e professores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para uma tarde de debates sobre o ensino da disciplina no país. Sob o título “E se as crianças gostassem de matemática?”, o encontro, realizado na Universidade de Brasília (UnB), promoveu a discussão sobre novas metodologias de aprendizado no Brasil. Participaram do evento especialistas em educação matemática e representantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Na ocasião, foi apresentada a abordagem de O Círculo da Matemática do Brasil, iniciativa implementada no país pelo Instituto TIM desde 2013 e que deve beneficiar, até o fim do ano, 60 mil alunos do ensino fundamental da rede pública. O projeto, que adapta à realidade brasileira os conteúdos e propostas de The Math Circle, envolve alunos do 2º ao 4º ano do ensino fundamental de escolas públicas com fraco desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os professores Kaplan vieram para o Brasil para capacitar 50 educadores do projeto, que darão as sessões do Círculo em 2016 e farão formações com professores de escolas públicas, tornando-se multiplicadores dessa abordagem de ensino. Segundo Bob Kaplan, a matemática deve ser encarada muito além de simples processos educacionais: “O que estamos procurando o tempo todo em nossas vidas é significado. E a matemática nos faz entender melhor o mundo, não só por causa da ciência, mas pela forma como pensar matemática nos faz compreender as coisas e seus significados”, destacou o professor.

Já Ellen Kaplan ressaltou a importância dos questionamentos no processo de aprendizado e reforçou que The Math Circle é totalmente baseado na premissa “Diga-me e esquecerei. Pergunte-me e descobrirei”. “Usar a pergunta como ferramenta ajuda a construir o conhecimento. Se construirmos em conjunto o conhecimento, logo vamos perceber que estamos entendendo e aprendendo matemática”, afirmou.

Em 2016, o projeto atuará em 18 cidades do país: Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro e Duque de Caxias (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre, Novo Hamburgo (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE), Fortaleza (CE), Aracaju (SE), São Luís (MA), Teresina (PI), Belém e Marabá (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Em 12 municípios, os educadores formados pelo Instituto TIM darão sessões do Círculo para estudantes de escolas públicas, no contraturno das aulas regulares. Já nas demais cidades, os professores da rede pública estão sendo capacitados por educadores multiplicadores para que usem a abordagem do Círculo da Matemática em suas aulas. A expectativa é capacitar 1,8 mil professores nesses locais.

Segundo Flavio Comim, coordenador do projeto, “o Círculo da Matemática mostra que o professor está lá para ser um guia e não uma autoridade. O método vê a importância do diálogo e da participação dos alunos na construção da matemática”.

Esta noticia foi publicada em 08/04/2016 no site http://www.acritica.net/. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor
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