Disciplina - Matemática

Matemática

29/03/2016

Você nasceu para matemática?

Você acha que não nasceu para matemática? Improvável, diz pesquisador

Veja - Educação

Professor da Universidade de Oxford acredita que apenas 5% da população mundial tem algum grau de discalculia. O restante sofre mesmo é com o ensino ruim

"Nós todos somos matemáticos, mesmo não percebendo isso", afirmou Marcus du Sautoy, escritor e professor de matemática da Universidade de Oxford. Segundo ele, em entrevista para o jornal The Guardian, matemática não é apenas decorar a tabuada, mas identificar padrões em tudo o que é vivenciado e usá-los para planejar e resolver soluções.

O professor utiliza como exemplo a evolução da espécie humana. Na luta pela sobrevivência, aqueles que compreenderam que os animais poderiam comer os humanos, quem teve a capacidade de negociar o território com outros humanos, naquele momento, de acordo com Marcus, também é um teste de raciocínio matemática, bem como a habilidade de identificar rapidamente vantagens ou desvantagens numéricas em combates para saber se é caso de lutar ou fugir. Somos todos descendentes, diz Du Sartoy, daqueles que acertaram essas e muitas outras contas primitivas.

Discalculia - A dificuldade de aprendizagem dos números e de executar tarefas aritméticas é chamada de discalculia. O professor acredita que apenas 5% da população mundial tenha algum grau do distúrbio. Ele alerta que o ensino fraco das escolas e falta de confiança dos alunos na sala de aula não devem ser considerados sintomas da doença.

Marcus revela que ele mesmo não era bom com a tabuada na escola, pois não gostava e nem assimilava assuntos ensinados de forma mecânica. Quando percebeu que incorporava as matérias relacionadas a temas abstratos com mais facilidade, como os algoritmos, descobriu que o tema a era realmente 'feito' para ele: "Matemática é inteiramente lógica, não há nenhum ingrediente ou truque mágico misterioso envolvido."

O uso correto da mente é o caminho para melhorar o relacionamento com os números. "Você está tentando resolver problemas que ninguém sabe a resposta. É crucial que acredite na sua capacidade de chegar à solução da questão. A matemática é uma busca involuntária humana e que tem muita história, pois é uma língua universal e todos nós podemos aprender a falar. "
Esta noticia foi publicada em 28/03/2016 no site http://veja.abril.com.br/. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.