Disciplina - Matemática

Matemática

23/10/2015

Enem - matemática: veja os 5 temas mais cobrados nas últimas provas

Por Caio do Valle

A prova é de matemática, mas ela está longe de ficar restrita aos números, gráficos e desenhos geométricos. Um dos conhecimentos que ela mais exige dos alunos é a boa interpretação de textos e figuras. É o que explica o professor Flavio Lieb Filho, professor de matemática do Poliedro, que destacou, a pedido do UOL, alguns dos temas mais frequentes nas últimas três edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

"As questões de matemática do Enem são caracterizadas pela contextualização, ou seja, envolvem situações próximas do nosso cotidiano. Vários problemas poderiam muito bem ser notícias de jornais ou ter ocorrido no dia a dia do candidato", afirma ele.

Listados abaixo, estão cinco tópicos que despontaram nas últimas provas do exame.

1. Geometria
Aqui, entram enunciados tanto a respeito da geometria espacial (quer dizer, da compreensão de um objeto no espaço, como um cone) quanto da geometria plana (que trata das figuras sem volume, tal qual uma reta ou um ponto).

O professor Giuseppe Nobilione, do Objetivo, também destaca a importância, para o aluno, de noções sobre o volume dos sólidos, como prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera, bem como das áreas das principais figuras planas.

2. Estatística e probabilidade
A estatística, ramo do conhecimento que se volta para a probabilidade de ocorrência de eventos é outro que têm aparecido com frequência nas edições passadas do Enem, de acordo com os professores Lieb, do Poliedro, e Nobilione, do Objetivo.

Na prova de matemática do ano passado, por exemplo, houve ao menos quatro questões relacionadas a probabilidade, nas quais os candidatos deveriam prever alguma ocorrência com base em dados prévios. Para esse tipo de questão, Lieb recomenda noções de técnicas de contagem.

3. Porcentagem
Outra capacidade que os alunos que vão prestar o Enem devem cultivar é a de calcular porcentuais, segundo a recomendação de ambos os professores consultados pelo UOL.

Uma das questões de matemática da prova de 2014 do Enem pedia que os estudantes projetassem, a partir da variação porcentual de um período anterior, qual deverá ser a taxa de fecundidade do Brasil em 2020.

4. Conceito de funções
A prova de 2014 do Enem exigiu o cálculo de funções em uma pergunta. Diante disso, exercitar a fórmula y=f(x) e suas aplicações gráficas pode ser uma boa saída para se livrar mais rapidamente desse tipo de questão, caso seu conhecimento seja cobrado na próxima edição do Enem.

5. Trigonometria
O professor Flavio Lieb Filho, do Poliedro, informa que a trigonometria (o campo matemático que se dedica à resolução dos triângulos) também pode ser exigida dos candidatos, como já ocorreu em edições anteriores.

Em virtude dessa característica da prova, em sua opinião é importante que os alunos tenham conhecimentos de trigonometria, bem como de outros assuntos "mais 'técnicos'" da matemática, como logaritmo, módulo e geometria analítica.
Esta notícia foi publicada em 16/10/2015 no site educacao.uol.com.br. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.