Disciplina - Matemática

Matemática

06/08/2015

Olimpíada de matemática

Brasil conquista primeiro lugar em Olimpíada de Matemática 

Estudantes brasileiros conquistaram quatro medalhas (duas de ouro e duas de prata) na 5ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada entre os dias 19 e 25 de julho na cidade de Praia, em Cabo Verde.
A olimpíada contou com a presença de 24 jovens de Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Brasil. Cada país enviou uma delegação de quatro estudantes, menores de 18 anos, e dois professores.

A equipe brasileira ficou em primeiro lugar na classificação geral por países, com 154 pontos em 168 possíveis, seguida por Portugal, que somou 108 pontos e por Cabo Verde, com 68 pontos.

foto ganhadores olimpiada da matematica

As medalhas de ouro foram conquistadas por Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), e Mateus Siqueira Thimóteo, de Mogi das Cruzes (SP), ambos com 42 pontos. Outros dois integrantes da delegação brasileira ficaram com a medalha de prata: Andrey Jhen Shan Chen, de Campinas (SP), ficou em terceiro lugar geral com 38 pontos, e Bruno Brasil Meinhart, de Fortaleza (CE), ficou em quinto lugar, com 32 pontos.

Durante as disputas, os competidores realizaram duas provas individuais aplicadas em dois dias consecutivos. Cada exame apresentou três problemas de matemática selecionados por um júri internacional, que exigiu a resolução de exercícios de álgebra, teoria dos números, geometria e análise combinatória.

Os estudantes que representam o Brasil em competições internacionais de matemática são selecionados através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que é realizada anualmente nas escolas públicas e privadas de todo o país.

Esta notícia foi publicada em 27 de julho de 2015 no site notícias.terra.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

Fonte: Terra Notícias
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.