Disciplina - Matemática

Matemática

20/04/2015

Enigma de matemática II

Cheryl ataca com novo problema: que idade têm os filhos dela?


As Olimpíadas de Matemática lançaram novo desafio. Agora Cheryl quer que o vizinho Tom adivinhe as idades dos seus três filhos. Ao fim de algum tempo, ele chega à resposta. E o leitor, consegue?

Cheryl continua a fazer das suas. Desta vez a vítima é Tom, o novo vizinho da porta ao lado. Através do Facebook, as Olimpíadas Matemáticas das Escolas Asiáticas, lançaram um novo problema, outro quebra-cabeças para alunos de 14 anos que promete dar tanto que falar quanto o da data de aniversário em que Cheryl põe dois amigos a fazer contas.

Quando Cheryl conheceu o novo vizinho, Tom, ele perguntou-lhe se tinha filhos. Ela respondeu que tinha três e o Tom quis saber a idade deles. Uma pergunta simples a que Cheryl respondeu com o seguinte desafio:

 

O produto das idades deles multiplicadas é 36. E o resultado da soma das suas idades é o meu número de porta.

Tom pensou durante algum tempo e admitiu a Cheryl que não conseguia chegar à resposta final. “Não tenho informações suficientes”, lamentou.

Cheryl admite que Tom tem razão e acrescenta um novo dado:

Esqueci-me de te dizer que o meu filho mais novo gosta de batidos de morango.

Depois de algum tempo de raciocínio, Tom deu uma resposta a Cheryl e acertou nas idades dos filhos dela.

E você, consegue descobrir as idades dos miúdos?

VEJA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA

Já pensou? Então confira o resultado e o raciocínio para lá chegar.

Para chegar à resposta final, vamos começar a estudar as possibilidades. Em primeiro lugar, sabemos que ao multiplicar os três valores, o resultado tem de ser 36. Sendo assim, vamos listar todas as operações cujo produto final seja 36.

1 × 1 × 36 = 36
1 × 2 × 18 = 36
1 × 3 × 12 = 36
1 × 4 × 9 = 36
1 × 6 × 6 = 36
2 × 2 × 9 = 36
2 × 3 × 6 = 36
3 × 3 × 4 = 36

Com estes cálculos ficamos a conhecer as idades possíveis das crianças.

Passo seguinte:

Cheryl também diz a Tom que a soma entre as idades resulta no número da sua porta. Essas contas resumem-se no quadro abaixo:

1 + 1 + 36 = 38
1 + 2 + 18 = 21
1 + 3 + 12 = 16
1 + 4 + 9 = 14
1 + 6 +6 = 13
2 +2 + 9 = 13
2 + 3 + 6 = 11
3 + 3 +4 = 10

Ora, como Tom é vizinho da porta ao lado de Cheryl sabe o número de porta dela. Assim, para não conseguir adivinhar as idades dos filhos da vizinha e dizer que precisa de mais informação, o número da porta certo terá de aparecer repetido. Repare que todos os resultados são diferentes, exceto nas operações ” 1 + 6 + 6″ e “2 + 2 + 9″, que resultam ambos em 13.  Se fosse qualquer uma das outras possibilidades, Tom não teria dito que tinha falta de informação.

Portanto, só uma destas duas será a certa. Ou Cheryl tem uma criança de um ano e duas de seis. Ou tem duas com dois anos e uma com nove. Quando Tom admite que está confuso, Cheryl diz-lhe que o filho mais novo gosta de batidos de morango. Com esta frase, aparentemente sem sentido, a mulher dá a entender que tem apenas um filho mais novo. Olhe de novo para as duas hipóteses. Só numa delas há apenas um filho mais novo e dois mais velhos com a mesma idade. Sendo assim, Cheryl tem dois filhos com seis anos e um mais novo, com um.



Esta notícia foi publicada em 17 de abril de 2015 no site Observador. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.