Disciplina - Matemática

Matemática

17/04/2015

Enigma de matemática

Enigma de matemática faz sucesso na internet

Questão dada em Cingapura desafia lógica para acertar data de aniversário. Vídeo com resolução do problema já tem mais de 262 mil visitas.

Um problema de matemática aplicado para alunos de 10 anos em uma olimpíada de conhecimento em Cingapura na última quarta-feira (8) viralizou na internet por desafiar a lógica. A questão desafia o estudante a descobrir a data de aniversário da menina Cheryl a partir de frases destacadas por dois amigos dela, Albert e Bernard. Confira:
"Albert e Bernard são os novos amigos de Cheryl, e eles querem saber quando é o aniversário dela. Cheryl dá a eles uma lista de 10 possíveis datas:
15 de maio >> 16 de maio >> 19 de maio
17 de junho >> 18 de junho
14 de julho >> 16 de julho
14 de agosto >> 15 de agosto >> 17 de agosto
Cheryl, então, diz a Albert e Bernard, separadamente, o mês e o dia do seu aniversário, respectivamente.
Albert: "Eu não sei quando é o aniversário de Cheryl, mas eu sei que Bernard não sabe também".
Bernard: "No começo eu não sabia quando é o aniversário de Cheryl, mas agora eu sei".
Albert: "Então eu também sei quando é o aniversário de Cheryl."
Afinal, quando é o aniversário de Cheryl?"
Um vídeo com a resolução do problema foi postado no domingo (12) na internet e já teve mais de 260 mil visualizações.
O diretor do exame nacional de Cingapura, Henry Ong, explicou que o problema é para alunos do quinto ano do ensino fundamental. "É uma pergunta difícil com o objetivo de selecionar os melhores alunos", explicou. Cingapura está em segundo lugar no ranking mundial de matemática pelo último Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), atrás apenas de Xangai-China. O Brasil está em 58º em matemática.

VEJA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
O professor de matemática Matheus Melo, da Oficina do Estudante, de Campinas, pede para que as pessoas que queiram decifrar o problema usem uma tabela com duas linhas para ajudar a organizar a sua mente. Uma tabela de quatro colunas com os meses no topo e as datas que Cheryl dá depois (15, 16 e 19 de maio, 17 e 18 de junho; 14 e 16 de julho, 14, 15 e 17 de agosto), como abaixo:
Enigma matemática 1 (Foto: G1)

Por ter certeza que Bernard não sabe o aniversário, o mês que Albert ouviu de Cheryl não pode ser maio nem junho, pois esse conjunto possui datas únicas ( 18 de junho e 19 de maio, são datas que não se repetem). Se as datas fossem 18 ou 19, ele saberia a resposta, uma vez que ele ouviu o mês correto.
Então, é possível excluir algumas das opções. Sabendo que os meses de maio e junho não são mais possíveis, risque-os da tabela.
Enigma matemática 2 (Foto: G1)

As únicas datas que Bernard poderia ter ouvido, então, são 15, 16 e 17, uma vez que 14 de julho e 14 de agosto repetem o mesmo dia. Mais dados para serem riscados da tabela.
Enigma matemática 3 (Foto: G1)

Após Albert ter certeza que a data que Cheryl passou para Bernard não é 14, para ele ter certeza do dia, ele só poderia ter ouvido o mês de julho, uma vez que o mês de agosto ainda teriam duas datas possíveis. Sendo assim, resta 16 de julho, que é o aniversário de Cheryl.
Enigma matemática 4 (Foto: G1)



Esta notícia foi publicada em 14 de abril de 2015 no site G1. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.