Disciplina - Matemática

Matemática

23/03/2015

Homenagem do Google

Google homenageia matemática que impressionou Einstein

Emmy Noether revolucionou a Matemática e a Física

O Google comemora, esta segunda-feira, dia 23/03 , o 133.º aniversário do nascimento da matemática alemã Emmy Noether, cujo percurso impressionou o próprio físico Albert Einstein, com um doodle na página inicial. A matemática conseguiu começar a dar aulas numa universidade quando as mulheres ainda não podiam sequer matricular-se. 

Emmy Noether nasceu em 1882 na Baviera, Alemanha, no seio de uma família dedicada aos números. No início da vida escolar quis ser professora de inglês e francês, mas em 1909 seguiu os passos dos familiares e especializou-se em Matemática na Universidade de Gottinger. 

Obteve os primeiros conhecimentos aprofundados na ciência exata assistindo clandestinamente às aulas que o pai, Max Noether, dava na universidade. Pouco depois conseguiu matricular-se e começou a liderar conferências após convite do professor David Hilbert, apesar de a maioria dos professores se terem manifestado contra esta nova atividade da matemática. 

Doodle em memória de Emmy Noether
A carreira de Emmy Noether enquanto professora começou quando teve de substituir o próprio pai, durante sete anos, mas sem receber qualquer ordenado. No entanto foi com as suas teorias sobre álgebra que conseguiu revolucionar a Matemática. Na Física também conseguiu deixar a sua marca com um teorema que tem o seu próprio nome e defende que "cada simetria corresponde a uma lei de conservação e vice-versa". 

Ao todo, a alemã deixou-nos 45 trabalhos de investigação e inspirou outras grandes referências da Matemática como Max Deuring, Hans Fitting, Chiungtze Tsen e Olga Taussky Todd. 

Emmy Noether morreu em 1935, aos 53 anos, depois de se ter mudado para os EUA e lhe terem extraído um quisto do ovário. A causa da morte da matemática alemã terá mesmo sido uma infeção pós-operatória quatro dias depois da intervenção cirúrgica. 


 Esta notícia foi publicada em 19 de março de 2015 no site Correio da ManhãTodas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.