Disciplina - Matemática

Matemática

13/03/2015

Comemorações do Dia do 'Pi'

Dia do "Pi" será celebrado por admiradores da matemática neste sábado

Se você é um amante das ciências exatas, terá muito o que comemorar neste sábado: é o dia do Pi, proporção numérica originada da relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. Como nos Estados Unidos as datas são escritas com o mês antes do dia, amanhã o resultado é 3/14/15, os cinco primeiros dígitos do Pi (3.141592653...).

E para quem deseja levar a data ainda mais a sério, considerando o modelo de calendário americano, o ápice da celebração tem hora marcada. A combinação entre a data 3/14/15 e a marcação de 09:26:53 (antes do meio-dia e depois do meio-dia) nos relógios corresponde a uma sequência de dez dígitos do Pi. Tal ocorrência não vai se repetir por mais um século.

E as coincidências não param por aí. O sábado também marca a data de aniversário de Albert Einstein. Ou seja, não há motivos para que os entusiastas da matemática deixem de celebrar.

Como acontece tradicionalmente, os admiradores dos números já se preparam para usar camisetas comemorativas e fazer tortas confeitadas com símbolo do Pi, já que a pronúncia em inglês da proporção numérica permite um trocadilho com a palavra "pie" (torta).

Centros de ciência americanos planejam vários eventos. O Museu Nacional de Matemática em Nova York, por exemplo, vai reunir pessoas no Madison Square Park para iluminar um círculo ao redor da fonte central e comparar sua circunferência com o diâmetro, acompanhado de chocolate quente e torta.


 Esta notícia foi publicada em 13 de março de 2015 no site O GloboTodas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.