Disciplina - Matemática

Matemática

18/02/2015

Análise de dados do ENEM

Estudo desenvolve ferramenta de auxílio para interpretação dos dados do Enem

estudo realizado no Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, em parceria com a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (EMAp/FGV), propõe uma ferramenta, via planilha Excel, para que as escolas, professores e coordenadores de Ensino Médio do Brasil possam conferir o desempenho de seus alunos em outros aspectos no Enem, como por exemplo, questão a questão ou por área de conhecimento, dados não divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A dissertação “Uma ferramenta para a obtenção e análise de dados do Enem”, do aluno Jorge Luiz Dias de Frias está em fase de conclusão e utilizou os Microdados Enem de 2012 (os mais recentes divulgados pelo Inep) para mostrar os caminhos a serem seguidos na obtenção dos resultados detalhados. Segundo o autor Jorge Frias, que é Coordenador do Ensino Médio do Colégio Israelita Brasileira A. Liessin Scholem Aleichem, com essa ferramenta, as escolas poderão extrair os dados e fazer uma análise completa do desempenho geral e individual de seus alunos, por questões e disciplinas, comparar seus números com os de outras escolas e atuar estrategicamente nos pontos que merecem maior atenção e esforço pedagógico, permitindo assim melhores resultados nas próximas edições do Enem.

“Atualmente, existem empresas que cobram por este serviço, mas minha dissertação tem o objetivo de torná-lo acessível a todas as escolas do país”, defende Frias. Ele ressalta ainda que o Microdados Enem 2012 apresenta cerca de oito milhões de linhas, é um arquivo extremamente pesado e que, por isso mesmo, não é fácil de ser utilizado.

Ao inserir o código Educacenso do colégio num aplicativo criado por Frias, exclusivo para as escolas do Rio de Janeiro, é possível gerar gráficos capazes de identificar quais questões os alunos acertaram, identificar a resposta de cada questão, quantificar acerto ou erro por questão, totalizar acertos por área, estabelecer uma relação entre as questões de cada cor das provas, somar os acertos por prova e por questão dos alunos de uma escola, conferir o percentual de acertos por questão, verificar a média de acertos por habilidade e comparar os seus resultados com o de outras escolas do Rio de Janeiro. Ainda é possível obter as notas de redação distribuídas por competência, oferecendo informações relevantes aos professores que ministram esta disciplina.

“Além dos levantamentos preliminares sobre os dados do ENEM, este trabalho busca também auxiliar aqueles que querem desenvolver suas próprias ferramentas”, ressalta Sinésio Pesco, professor do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio e orientador de Frias.

Esta notícia foi publicada em 13 de fevereiro de 2015 no site do Planeta Universitario.com. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
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