Disciplina - Matemática

Informativos

11/03/2013

Edição 04/2013

Informativo
Esta é a 4ª edição do Boletim Informativo da página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Por meio deste são divulgados os recursos disponibilizados nessa página, que é alimentada tendo como princípio a colaboração. Divulgue, participe, colabore e aproveite!

Ícone de sequências de aulasSequência de aulas
Inseridas no conteúdo "Sala de aula", as Sequências de aulas são mais um recurso para o professor. Servem como sugestões de utilização dos recursos já presentes no Portal Dia a Dia Educação, com dicas sobre encaminhamento metodológico, que podem ser utilizados no planejamento das aulas deste ano.

Ícone de enqueteEnquete sobre temas para as Sequências de aula
Por meio desta enquete, você participa diretamente da votação acerca das temáticas que servem de base para o desenvolvimento dos textos das Sequências de aula. Os temas tomam como base os conteúdos específicos de Matemática. Sua opinião, portanto, é essencial!

Ícone pronto atendimento disciplinarPronto Atendimento Disciplinar
Pensando em auxiliar os usuários nos assuntos relacionados aos conteúdos e recursos disponíveis nas páginas do Portal Dia a Dia Educação, foi criado o Pronto Atendimento Disciplinar. Agora, você pode entrar em contato com a pessoa responsável pela página. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Ícone de áudioÁudio para o Ensino Médio
Ouça e baixe, no formato mp3 o áudio "Células-tronco" produzido pela Unicamp. O áudio apresenta alguns resultados de pesquisa sobre células-tronco e mostra analogias das diferenciações delas com as transformações que as matrizes podem fazer. Parte 1 - Parte 2

Ícone de eventosEventos
Conheça e divulgue eventos de Matemática e Educação Matemática que acontecerão em 2013. Planeje-se e participe, especialmente do Encontro Nacional de Educação Matemática, que será em julho, em Curitiba. Envie seu trabalho até 16 de março. Ainda dá tempo!

Ícone de softwares simuladores.Software Corrida no Lago
Software em que se pode analisar matematicamente uma disputa entre dois competidores que possuem o mesmo desempenho correndo e nadando. Para isso, é necessário mobilizar conhecimentos básicos de geometria plana, funções e física.

Ícone de links interessantes Links Interessantes
Acesse sites com conteúdos de Números e Álgebra e acesse recursos para suas aulas sobre esse conteúdo estruturante. Caso conheça outros sites sobre Números e Álgebra não divulgados aqui, envie-nos o link.


Ícone de problemas matemáticos.Problemas Matemáticos
Acesse a solução do problema de fevereiro de 2013: Aos Pares
Resolva o problema de março de 2013: Triângulo Acutângulo


Ícone de trechos de filmesTrechos de filmes
Assista e baixe o trecho do filme Blaise Pascal. Neste trecho Blaise explica a seu anfitrião sobre suas descobertas a respeito das propriedades da ciclóide. Este trecho é útil para discutir sobre as origens dos estudos sobre curvas, trigonometria e paralelismo.

Ícone de vídeo.Vídeos
Ensino Fundamental - Anos finais - Assista e faça download do vídeo Matemática no transporte. Episódio do programa matemática em toda parte, da TV Escola.
Ensino Médio - retas paralelas e concorrentes; relações espaciais; representação e perspectiva no vídeo Perspectiva da série "O Mundo da Matemática".

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.