Disciplina - Matemática

Informativos

29/11/2012

Edição 07/2012

Informativo
Esta é a 7ª edição do Boletim Informativo da página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Por meio deste boletim são divulgados os recursos disponibilizados nessa página, que é alimentada tendo como princípio a colaboração. Divulgue, participe, colabore e aproveite. Os materiais são públicos e gratuitos!

Relato de Experiência
Acesse os Relatos de Eventos de matemática realizados em escolas.

Vídeo para o Ensino Médio
Acesse e baixe, no formato AVI o vídeo O Mundo da Matemática - Decisões permanentes cujos ojetivos são: identificar regularidades geométricas em padrões e pavimentações; estudar padrões e pavimentações do ponto de vista das simetrias; conhecer representações matemáticas de uma simetria; identificar simetrias nas obras de Escher; conhecer diferentes planificações de um cubo; confeccionar uma caixa com formato de um cubo. Este vídeo é o décimo terceiro de uma série de 14 episódios em que os personagens estudam matemática, sempre partindo de interesses pessoais ou necessidades escolares. Neste episódio o aniversário de Júlia se aproxima e ela decide celebrar a data e o início de uma nova fase com uma tatuagem. Será que a Júlia levará seu plano adiante?

Problemas Matemáticos
Acesse a solução do problema de outubro de 2012: Na Escola.
Resolva o problema de novembro de 2012: Um enigma perfeito.

Dissertação
Leia a dissertação - Currículo de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: análise de prescrições na perspectiva cultural da matemática.

Áudio para o Ensino Médio
Ouça e baixe, no formato mp3 o áudio Fluxo de carros que trata de uma tentativa de otimização do fluxo de carros num trecho de rodovias com um acidente. Bloco 1 - Bloco 2.

Jogo Multiplicativo
Conheça o jogo multiplicativo que tem por objetivo trabalhar com os alunos a memorização da tabuada, a capacidade de análise, a formulação de hipóteses e a tomada de decisões na resolução de problemas.

Trechos de filmes
Assista e baixe o trecho do filme Apocalypto com que se pode trabalhar aspectos da história da matemática por meio de um painel com registros em caracteres da escrita Maia que aparecem no filme.

Vídeo para o Ensino Fundamental - Anos finais
Assista e faça download do vídeo Matemática nas finanças. Episódio do programa matemática em toda parte, da TV Escola, explorando a matemática nas finanças do dia a dia.

Links interessantes
Acesse site interessante sobre lógica.

Jogo para computador - Círculo soma zero
Acesse, brinque e sugira para seus alunos o jogo Círculo Soma Zero.

Sugestões de Leitura
Acesse nossas sugestões de leitura para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e para formadores.

Simuladores
Acesse uma coletânea muito rica de simuladores para o ensino de matemática.

Eventos
Conheça e divulgue eventos de Matemática e Educação Matemática que estão acontecendo no Brasil e no mundo.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.