Disciplina - Matemática

Matemática

03/02/2012

Livro raro de matemática elementar disponível na Internet

O livro “Jucapixaba no mundo dos números” está disponível na Internet, em arquivos pdf, para pessoas interessadas em bibliografia antiga sobre matemática financeira elementar.
O trabalho de divulgação desse livro raro é do Grupo de pesquisa de Educação Matemática Financeira do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com o apoio da página http://www.shitsuka.net/ .
A divulgação dessa obra também visa fomentar as discussões de docentes e pesquisadores sobre a educação matemática financeira nas últimas décadas, tendo em vista as necessidades atuais dos estudantes por conhecimentos matemáticos e financeiros.
O livro “Jucapixaba no mundo dos números” foi editado em 1983 pelo Governo do Estado do Espírito Santo e a Editora Brasília, como parte de uma ampla campanha de conscientização sobre tributos estaduais.
Destinado a estudantes do ensino fundamental, público e particular, o livro foi distribuído gratuitamente a todos os alunos do Estado do Espírito Santo, com o apoio da Secretaria de Educação, visando o ensino de matemática elementar e de cálculos financeiros fundamentais. Por essas características, provavelmente tenha sido o livro de matemática com maior tiragem no Espírito Santo.
Tendo em vista ser resultado de uma iniciativa oficial na área de ensino de matemática, envolvendo educação de conhecimentos financeiros, o livro apresenta informações oportunas e interessantes para a pesquisa em educação matemática na região.
Os autores são os professores Nelson Luiz Piôto D´Avila e Helio Rosetti Júnior, com as ilustrações do chargista e jornalista Milson Henriques.
A obra está disponível no endereço: http://www.shitsuka.net/mf/mf.htm
Este texto foi enviado como colaboração por Helio Rosetti Junior. Todas as informações nele contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.