Disciplina - Matemática

Matemática

23/08/2011

Cearense ajuda a desenvolver teoria usada para prever terremotos

Do G1 CE, com informação da TV Verdes Mares
Cálculo matemático é usado no mundo inteiro para prevenção de terremoto. Djairo Guedes é o primeiro brasileiro a receber prêmio da Celesio Galilei.
Um cearense de Limoeiro do Norte ajudou a desenvolver cálculos matemáticos usados no mundo interio para prever o movimento de placas tectônicas, que causam os terremotos. Graças ao desenvolvimento da teoria, Djairo Guedes é o primeiro matemático brasileiro a receber um prêmio da renomada academia inglesa Celesio Galilei.
A equação diferencial parcial elíptica, como o cálculo é chamado, é usada para tentar prever força de terremotos e ajudar a prevenir acidentes e mortes. “Com um modelo do fenômeno e com a equação você pode extrapolar o que vai acontecer no futuro quando uma placa (tectônica) vibrar”, explica o matemático.
O nome de Djairo é citado em mais 2.000 em trabalhos científicos pelo mundo. Atualmente ele mora em São Paulo e roda o mundo dando aulas e palestras.
Esta notícia foi publicada em 20/08//2011 no sítio G1. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.