Disciplina - Matemática

Informativos

14/06/2011

Edição 01/2011

Informativo
Esta é a primeira edição do Boletim Informativo da página disciplinar de Matemática do Portal Dia a Dia Educação. Por meio deste boletim são divulgados os recursos disponibilizados nessa página, que é alimentada tendo como princípio a colaboração. Divulgue, participe, colabore e aproveite. Os materiais são públicos e gratuitos!

Relato de Experiência
Acesse o Relato Datas comemorativas e a Matemática, uma contribuição da professora Vanda Barbosa Vieira Fermino do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves, do Município de Palmital.

Vídeo para o Ensino Médio
Acesse e baixe, no formato AVI, para usar na TV Multimídia, o vídeo O Mundo da Matemática - A Cidade que se Multiplica cujo principal conteúdo é função exponencial. Esse vídeo é o terceiro de uma série de 14 episódios em que os personagens estudam matemática, sempre partindo de interesses pessoais ou necessidades escolares. Nesse episódio, enquanto espera por Júlia, Rafael ouve Julinho ler uma matéria que fala sobre o crescimento da população da cidade onde eles vivem. Os números mostram que a população está crescendo em função exponencial. Julinho, que deseja um dia montar seu próprio negócio, se interessa pelo assunto e quer saber mais.

Problemas Matemáticos
Acesse a solução do problema de maio: Vira-vira.
Resolva o problema de junho: Pocotó.

Dissertação
Leia a dissertação A ansiedade matemática como um dos fatores geradores de problemas de aprendizagem em Matemática.

Áudio para o Ensino Médio
Ouça e baixe, no formato mp3, para usar na TV Multimídia, o áudio Matemática ao Pé do Ouvido – Fractais: Bloco 1 - Bloco 2. Os objetivos desse áudio são fazer com que o estudante reconheça um fractal primitivo; reconheça uma melodia “diminuída” que seja semelhante a uma melodia principal; compreenda que para uma nota soar uma oitava acima o instrumentista deve tocar apenas meia parte da corda; compreenda o conceito de progressão geométrica; relacione os conceitos de fractal e progressão geométrica com a obtenção de sucessivas oitavas em um instrumento de corda.

Jogo Círculo Soma Zero - Números Inteiros
Calcular com números inteiros é um dos desafios enfrentados no Ensino Fundamental. Conheça o jogo Círculo Soma Zero. Ele pode ajudar a automatizar o cálculo mental com esses números.

Trechos de filmes
Assista e baixe o trecho do filme Duro de Matar – A Vingança, em que os protagonistas precisam resolver um problema de matemática para evitar a explosão de uma bomba. Acesse também o trecho em que o problema é solucionado.

Vídeo para o Ensino Fundamental
Acesse e baixe, no formato AVI, para usar na TV Multimídia Juquinha e a Calculadora – Trata-se de uma animação que mostra uma situação de calculadora quebrada. Os personagens precisam inserir o número 100 na calculadora que está com teclas quebradas.

Links interessantes
Conheça uma seleção de sitos que abordam as Geometrias.

Jogo para computador - Tangram
Entre nesses simuladores e brinque com o Tangram on-line.

Sugestão de Leitura
Leia A experiência matemática, um dos mais fascinantes livros sobre Matemática já escritos. Este livro está indicado em nossas sugestões de leitura.

Simulador – Ensino Médio
Acesse o simulador Funções de Primeiro Grau, organizado em  oito seções e seis exercícios que apresentam situações que permitem discutir o conceito de função, o comportamento de uma função, diferentes tipos de representação de uma função (gráfica, tabular e analítica), dando ênfase ao estudo da função linear.

Eventos
Conheça e divulgue eventos de Matemática e Educação Matemática que estão acontecendo no Brasil e no mundo.

Jogo – Múltiplos e Divisores
Acesse o jogo Múltiplos e Divisores. Uma contribuição da professora Angela Jeane Salles Rodrigues do Colégio Estadual Gabriel de Lara - Matinhos – PR.

  Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.