Disciplina - Matemática

Matemática

09/11/2010

A matemática nunca foi tão legal

Matemática soa, para a maioria das pessoas, como uma matéria complicada. Aprender a sua lógica, no entanto, pode ser muito mais simples e divertida com o americano Johnny Ball.
Ele fez fama com um programa de televisão, lá na metade do século passado, em 1958, chamado Pense em Um Número. A partir da difusão de suas ideias, o tema foi se popularizando entre crianças e adultos. Aos 72 anos, Johnny não para de inventar novas formas para deixar o aprendizado cada vez mais divertido. Há seis anos, nos Estados Unidos, ele resolveu colocar em um livro uma parte de seu aprendizado. É essa edição que sai no Brasil.
Já pensou se não existissem números, como as pessoas contariam? Um dia de sol, na previsão do tempo poderia ser descrita como “ensolarado, mas não tão quente assim”; o resultado de um jogo de futebol poderia ser “Brasil: um montão de gols; Espanha: nem tantos assim”. Complicado, né? Johnny parte destes exemplos para mostrar o quão fascinante a matemática pode ser.
Dividido em quatro capítulos, todos com muitas e belas ilustrações, o livro explica desde o surgimento o sistema de contagem decimal até curiosidades de povos que não contam da mesma forma, como os Pirahã, que contam somente até dois; o que vir depois significa “muitos”.
Para tornar a leitura ainda mais atraente, Johhny Ball lança mão de uma brincadeira que as crianças adoram: truques de mágica usando os números. Mas o autor vai além, mostra que os números estão presentes em todas as ações do cotidiano, disseca a simetria bilateral com o uso de um espelho, ensina a fazer labirintos incríveis por meio de aspectos matemáticos, analisa formas enigmáticas e ajuda a entender as probabilidades.
Para não ficar apenas nas brincadeiras – muito úteis e interessantes – a obra traz ainda dicas quentes, utilizadas por matemáticos habilidosos, e um “quem é quem” que explica, de forma sintética, quem foram as figuras mais importantes no mundo da matemática, como Pitágoras, Arquimedes, Galileu, Pascal, Einstein. Gostou da brincadeira? Agora, pense em um número...
Pense em um Número – Uma Viagem Fascinante ao Mundo dos Números, Johnny Ball. Trad. Percival de Carvalho. Caramelo. 96 págs. R$ 35.
Esta notícia foi publicada em 08/11/2010 no sítio Diário Catarinense. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.