Disciplina - Matemática

Busca Educação

Matemática

16/11/2009

X Encontro Nacional de Educação Matemática

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, fundada em 1988, é uma entidade civil de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos e sem qualquer vinculação político-partidária ou religiosa. A SBEM tem por finalidade congregar profissionais e estudantes interessados na área de Educação Matemática para promover o desenvolvimento dessa área do conhecimento. A SBEM é dirigida por um Conselho Nacional Deliberativo (CND), uma Diretoria Nacional Executiva (DNE), uma Comissão Editorial Nacional e Diretorias Regionais em quase todas as unidades da federação. O papel da SBEM como promotora de pesquisas na área de Educação Matemática é inegável. No entanto, atenção de igual importância tem sido dada, pela Sociedade, ao professor no seu trabalho cotidiano.
Ao longo de sua história, a SBEM tem procurado atuar como um fórum de debates com o objetivo de promover mudanças na formação matemática de todos os cidadãos e, em especial, no campo da formação de profissionais que lecionam Matemática. O Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM constitui um momento privilegiado da atuação da Sociedade, sendo realizado de três em três anos. Esse evento caracteriza-se por uma vasta programação de cunho científico e pedagógico, em que são apresentadas as novas produções do conhecimento na área, debatem-se grandes temas e são expostos problemas de pesquisa. São também divulgadas experiências e estudos na área da Educação Matemática. Até agora já foram realizados nove ENEMs:
- I ENEM - 1987 - São Paulo/SP
- II ENEM - 1988 - Maringá/PR
- III ENEM - 1990 - Natal/RN
- IV ENEM - 1992 - Blumenau/SC
- V ENEM - 1995 - Aracajú/SE
- VI ENEM - 1998 - São Leopoldo/RS
- VII ENEM - 2001 - Rio de Janeiro/RJ
- VIII ENEM - 2004 - Recife/PE
- IX ENEM - 2007 - Belo Horizonte/MG
A realização do X ENEM está prevista para 7 a 9 de julho de 2010, Na UFRB, em Salvador/BA. O tema escolhido para este encontro é "Educação Matemática - Cultura e Diversidade". O evento está organizado em seis modalidades de trabalhos: comunicação científica, relato de experiência, pôster, minicurso e exposição.
A submissão de trabalhos para o X ENEM pode ser realizada até 1°. de março de 2010. Para mais informações clique aqui.
É importante esclarecer que a SEED não custeará participações no evento.
Fontes: SBEM e X ENEM
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.