Disciplina - Matemática

Matemática

30/10/2009

Minas Gerais recebe exposição “Experimentar a Matemática”

Em mais uma comemoração do Ano da França no Brasil, Belo Horizonte vai sediar de 3 a 27 de novembro, a exposição internacional itinerante “Experimentar a Matemática”. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), apoia o evento, que conta com a parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig).
A mostra traz à capital mineira 40 experiências interativas e lúdicas com o objetivo de promover a divulgação do ensino de matemática, especialmente para estudantes do ensino fundamental e médio. As experiências são compostas por materiais de madeira, plástico, papelão e metal, propiciando um ambiente atraente para professores e alunos, oferecendo possibilidades de novos modelos metodológicos.
De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, a permanência de ações no Estado para a divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação é fundamental para o crescimento e a consolidação de uma cultura científica na sociedade. As exposições itinerantes de ciências têm se tornado eficazes para o propósito de difundir as ciências, uma vez que utilizam recursos inovadores para ensinar sobre diversas disciplinas, popularizando, inclusive, temas de difícil compreensão.
Pensando justamente na divulgação de modelos inovadores para a aprendizagem da matemática, o Centre-Sciences (CCSTI) da região central, Orleàns, na França, produziu a exposição “Experimentar a Matemática!”, uma exibição que está percorrendo vários países com a finalidade de apresentar a disciplina de forma simplificada, com materiais e ações cotidianas. A iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem a colaboração das universidades de Tóquio (Japão) e Ateneo de Manila (Filipinas).
Desde a primeira apresentação em 2004 em Copenhague, na Dinamarca, cerca de 50 cidades de 25 países da África, Oriente Médio, Sudeste Asiático, Europa e América Latina receberam a exposição. No Brasil, a mostra é disponibilizada pela embaixada da França no Brasil, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). A mostra está percorrendo todo o país desde maio e o encerramento nacional será na sede da Utramig, em Belo Horizonte.
Divulgadores da ciência, professores e pesquisadores terão a oportunidade de conhecer novas metodologias de ensino da matemática, e a sociedade em geral, principalmente crianças e adolescentes, terão a oportunidade de aprender as aplicações da disciplina de forma divertida. Belo Horizonte será a última cidade anfitriã da exposição depois de percorrer oito estados brasileiros. Após a permanência em Minas Gerais, a mostra segue para o Chile.
Data: 3 a 13 de novembro
Horário: 8h às 11h30 e 13h às 17h / Sábado: das 8h às 11h30
Local: Campus Pampulha da UFMG, av. Antônio Carlos, nº 6627, Prédio da Reitoria
Evento: Exposição internacional itinerante “Experimentar a Matemática”
Data: 17 a 27 de novembro
Horário: 8h às 11h30 e 13h às 17h / Sábado: 9h às 12h30
Local: Bloco Tecnológico - Utramig, av. Afonso Pena, nº 3.400, bairro Cruzeiro
Fonte: Agencia Brasileira de Notícias
Clique aqui para acessar a exposição virtual
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.