Disciplina - Matemática

Matemática

17/06/2008

Materiais reciclados auxiliam no conteúdo matemático

Com a proposta de auxiliar no conteúdo de geometria, os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental de um Colégio em Ponta Grossa participaram, na última semana, de uma atividade lúdica, em que a base do trabalho foi a construção de objetos a partir de materiais reciclados.

A atividade começou no laboratório de informática, em que os estudantes utilizaram como fonte de pesquisa o site www.recicloteca.org.br. Neste portal, os alunos retiraram passo a passo o que gostariam de construir e tomaram conhecimento dos materiais reaproveitados que seriam utilizados para a confecção dos produtos. Na seqüência, em sala de aula, cada aluno produziu o seu material.

A professora de Matemática, Mariane Becker, explica que a atividade interdisciplinar aliou os conteúdos matemáticos às questões de meio ambiente e cidadania. “O objetivo da atividade foi propiciar aos alunos o reconhecimento, na prática, das medidas tridimensionais, altura, largura e comprimento. Além de fixarmos as formas geométricas, os estudantes puderam compreender diferentes maneiras de reutilizar materiais reciclados”, afirma Mariane.

A professora ainda destaca que os alunos usaram a criatividade e produziram bijuterias, vassoura, caixas de presente, entre outros produtos. “Os estudantes desempenharam a atividade com grande satisfação e compartilharam com seus colegas os materiais produzidos”, finaliza Mariane.

Jogo da memória

O jogo da memória também é uma boa alternativa para fixação de conteúdo. Assim foram as aulas de matemática da 7ª série do Ensino Fundamental, na última sexta-feira. Após a compreensão teórica e prática do estudo da álgebra, os alunos participaram do Jogo da Memória, onde as perguntas e respostas estavam relacionadas ao conteúdo matemático de Produto Notável e Fatoração.

A professora de Matemática, Mariane Becker, que coordenou a atividade, conta “que o Jogo da Memória propiciou aos alunos fixarem o conteúdo de forma prazerosa e lúdica”. Mariane complementa “que o estudo da álgebra esteve, direta e indiretamente, presente em todo o jogo, já que a dinâmica da atividade exigiu memorização, concentração e compreensão da estratégia do jogo. Além disso, também foi um momento de socialização entre os educandos”.

Fonte: JM News.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.