Disciplina - Matemática

Matemática

20/10/2017

Parque da Ciência promove oficina Pescando Soluções

"Há muito tempo, em um aconchegante casebre nas planícies do condado de Energeia..."

Assim começa a oficina Pescando Soluções, uma sátira com representações caricatas de personagens reais em uma situação fictícia que utiliza a linguagem artística do teatro para abordar problemas e situações que envolvam a Matemática, discutindo conceitos científicos e evidenciando a presença desta área do conhecimento no cotidiano.

Em aproximadamente duas horas e meia de atividade, os participantes conhecem Pitângoras, Eurrives, Arquimodos e Sofria – inspirados nos matemáticos gregos Pitágoras de Samos (570 a.C. – 500 a.C, Euclides de Alexandria (Séc. III a.C.), Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.) e na matemática francesa Sophie Germain (1776 – 1831). Ao longo da peça, as personagens deparam-se com problemas que são solucionados através da aplicação de conhecimentos matemáticos e com o apoio do público, que é convidado a participar em alguns atos.

A oficina Pescando Soluções integra a programação especial do Parque da Ciência para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação que congrega universidades, institutos de pesquisa, museus, entre outras instituições relacionadas com o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia das pessoas e de incentivar os jovens a seguirem carreiras científicas.

A edição deste ano será realizada entre os dias 23/10 e 28/10, com o tema “Matemática em Toda a Parte” - face ao biênio da Matemática (2017 - 2018) no País devido a dois grandes encontros/congressos que ocorrerão no Brasil.

A peça terá quatro apresentações, divididas nos seguintes dias e horários:
23/10 – 14 h
24/10 – 9 h e 14 h
28/10 – 15 h

A atividade é gratuita, bastando inscrever-se via telefone (41) 3666 – 6156 devido à quantidade limitada de vagas. Apenas indicamos a peça para maiores de 13 anos, visando a melhor compreensão do roteiro, dado que são utilizadas algumas noções de matemática vistas apenas do oitavo ano do ensino fundamental em diante.

O Parque da Ciência Newton Freire Maia consiste em um espaço de divulgação científica e tecnológica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, localizado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Tem o objetivo de promover a compreensão pública do conhecimento, onde ciência, tecnologia, arte e cultura integram-se em um cenário propício a reflexões e descobertas.
Seu acervo é dividido em pavilhões (Introdução, Cidade, Energia, Água e Terra), onde o universo, a vida urbana, a energia, o meio ambiente a cultura são retratados através de módulos e experimentos interativos, planetário, painéis, maquetes e outros recursos multimídia, promovendo a imersão do visitante em uma jornada que começa no big bang, passa pela gênese da vida e sua diversidade, pela formação das grandes cidades e pelos desafios da questão energética e da sustentabilidade, apoiando o educador no trabalho em sala e promovendo a educação científica e tecnológica.

Maiores informações:
Contato: (41) 3666 – 6156 ou (41) 3675 – 0121
parque@parquedaciencia.pr.gov.br
www.parquedaciencia.pr.gov.br
www.facebook.com/parquedaciencia

Endereço:
Parque da Ciência Newton Freire Maia
Estrada da Graciosa 7400 – km 20.
Parque das Nascentes – Pinhais/PR.
CEP: 83.327-000
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.