Disciplina - Matemática

Matemática

20/06/2016

Conheça o jogo que melhora...

Conheça o jogo que melhora as habilidades das crianças em matemática


Um estudo desenvolvido na Universidade Johns Hopkins mostra o impacto em crianças de 5 anos

Por Isabela Moreira

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolveram um jogo simples de computador que melhora as habilidades de crianças em matemática.

Em um estudo publicado no periódico Journal of Experimental Child Psychology, os cientistas explicam que não é porque alguém tem dificuldades em matemática que precisa passar o resto da vida sendo assim. "Não só podemos mudar como podemos fazê-lo em um curto período de tempo", explicou a pesquisadora Jinjing Wang.

Wang e seus colegas desenvolveram um jogo de computador no qual de um lado da tela aparecem bolinhas azuis e do outro bolinhas amarelas, que se multiplicam ou diminuem de tempos em tempos. A ideia era que as crianças não tivessem tempo de contar, somente estimar qual dos dois lados tinha mais bolinhas.

Para o experimento, os cientistas contaram com 40 crianças de cinco anos de idade, que foram separadas em três grupos. Para a primeira leva, o jogo começou fácil e foi ficando difícil; para segunda, o jogo foi difícil o tempo todo; e a terceira contou com uma mistura de níveis fáceis e difíceis.

Depois de jogar, as crianças realizaram testes de vocabulário e matemática. Os pesquisadores não observaram nenhuma novidade no vocabulário dos pequenos, mas na matemática eles perceberam algumas mudanças: o primeiro grupo apresentou os melhores resultados, acertando 80% das perguntas; o segundo só acertou 60% e o terceiro 70%.

Os cientistas acreditam que o jogo ajudou a "aquecer" as habilidades cognitivas das crianças - principalmente aquelas que começaram no nível fácil e aos poucos chegaram no difícil. A partir destes resultados, eles pretendem estudar a duração desses efeitos e como um jogo do tipo pode ser utilizado em sala de aula.

Veja o vídeo do experimento aqui.

Esta noticia foi publicada em 19/06/2016 no site http://revistagalileu.globo.com/. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.