Disciplina - Matemática
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
XI Encontro Nacional de Educação Matemática
Encontros
Início : Quinta-Feira 18 Julho 2013, 14:00
Fim : Domingo 21 Julho 2013, 17:30
Informação de contato :
Comissão organizadora
Campus da PUC

Rua Imaculada Conceição, 1155

Bairro Prado Velho

CEP: 80215-901

Curitiba – Paraná
Email : enem2013pr@gmail.com
URL : http://enem2013.pucpr.br/
Sociedade Brasileira de Educação Matemática – 25 anos

Durante a realização do XI ENEM construiremos mais um capítulo da história não apenas dos ENEMs, mas da própria SBEM. Este capítulo comemorará os 25 anos da criação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM.

A História dos ENEMs está ligada de forma orgânica à própria história da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, demarcando, inclusive a sua origem.

Desde a década de 1980 diversos grupos constituídos por professores, estudantes e pesquisadores no país, preocupados com questões referentes à Educação Matemática, promoveram debates e discussões com vistas a um futuro promissor no espaço que lhes cabia no campo educativo. Essa preocupação motivou a realização do I Encontro Nacional de Educação Matemática- ENEM, na PUC –SP em 1987. No ano seguinte, em 1988, realizou-se o II ENEM, na cidade de Maringá-PR, no qual ocorreu a fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática –SBEM. A partir de então a SBEM realizou os ENENs seguintes, até 1995 bianualmente e após trianualmente. Sequencialmente a história dos ENEMs foi sendo construída. Em 1990 o III ENEM ocorreu em Natal –RN, o IV- ENEM em Blumenau em 1993, o V ENEM em Aracajú –SE em 1995,fo VI ENEM em São Leopoldo-RS em 1998, o VII ENEM no Rio de Janeiro –RJ, em 2001, o VIII ENEM em Recife –PE em 2004,, o IX ENEM em Belo Horizonte MG em 2007 e o X ENEMN em Salvador – BA em 2010. Na Assembleia realizada em Salvador ficou acordado que o Paraná sediaria o XI ENEM, sendo o primeiro Estado brasileiro a sediar este evento em duas ocasiões. É com satisfação que Curitiba receberá os participantes deste XI ENEM.

Este evento é o mais importante no âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, Professores e Estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, Estudantes da Pós-graduação e Pesquisadores. A cada encontro constatamos o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo.

É o momento de refletir sobre o passado e de prospectar o futuro. Por isso a Comissão Local de Organização do ENEM criada pela SBEM-PR propôs que o tema do ENEM 2013 seja nucleado pela ideia de retrospectivas e perspectivas da Educação Matemática no Brasil. Olhar para o passado e vislumbrar o futuro para construir caminhos. 25 anos é um marco. É assim que estamos caminhando.

Com promoção da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná –PUCPR abraçou a realização do evento em suas instalações e, sob a Coordenação Geral da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-Regional do Paraná em parceria com as demais Instituições estaduais , federais e particulares do Estado sentem-se jubilosas, pois neste estado foi fundada a SBEM e aqui comemoramos , os seus 25 anos.

Informações e dúvidas entrar em contato conforme o assunto.

Sobre INSCRIÇÃO E PAGAMENTO:

E-mail: atendimento.enem2013@gmail.com

Sobre SUBMISSÃO e TRAMITAÇÃO de trabalho:

E-mail: trabalhos.enem2013@gmail.com

Outras questões:

E-mail: enem2013pr@gmail.com
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.