Relato: Leitura, interpretação e sinais matemáticos
Nome do Autor: Gilvana Antoniassi Paulista SandoleE-mail: gil_antoniassi@hotmail.com
Instituição / Escola: Colégio Estadual Alberto J. Byington Júnior
Município / Estado: Maringá / Paraná
Conteúdo: Leitura, interpretação e sinais matemáticos
Série: 6ª a 8ª séries
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim. Páginas disciplinares.
Nomes e links para os arquivos do Portal:
Relato
Sou professora de Língua Portuguesa e pós-graduada em Educação Especial. Estou readaptada definitivamente. Amo minha profissão e não posso atuar em sala de aula com uma quantidade grande de alunos por motivos de saúde. Mas, tenho realizado um trabalho interessante com alunos que estavam apresentando dificuldades de leitura e interpretação de enunciados matemáticos.
Me propus a trabalhar com a leitura do livro: História de Sinais, de Luzia Faraco Ramos. Trabalho com grupos de, no máximo, quatro alunos no contra-turno e tenho obtido ótimos resultados.
Tenho feito uma parceria com professores de Língua Portuguesa, Matemática e pedagogas, que estão colaborando para que este trabalho surta efeito. Após a leitura e interpretação do texto do livro, vou com os alunos ao laboratório de informática e entramos no Portal Dia a dia Educação, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, onde a tecnologia nos dá suporte para um melhor aprendizado.
Espero que tenha contribuído com meus colegas de trabalho por meio deste relato. Ressalto que um professor readaptado tem suas limitações, porém, nem por isto deixa de contribuir para uma melhor aprendizagem dos alunos.
Referências
RAMOS, Luzia Faraco. História de Sinais. São Paulo: Ática. 2002.