Disciplina - Matemática

Sequência de Aulas - Soma de Números Inteiros

Autora: Professora Dolores Follador
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Aulas na íntegra
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1. Nível de ensino: Ensino Fundamental – 7º ano

2. Conteúdo Estruturante: Números e Álgebra
2.1 Conteúdo Básico: Conjuntos Numéricos e Operações
2.2 Conteúdo Específico: Números Inteiros e Soma

3. Objetivos
  • Compreender a estrutura do conjunto dos números inteiros
  • Realizar somas de números inteiros
4. Número de aulas estimado: 4 aulas

5. Justificativa
O conjunto dos números inteiros é um conteúdo central da matemática. Sem dominá-lo e sem dominar as operações com esses números os estudantes terão dificuldades em prosseguir com seus estudos em matemática, bem como terão limitações no que se refere à compreensão de questões da vida prática em que esses números são aplicados. Continue lendo

6. Encaminhamento

Icone aula 1
1ª Aula

icone aula 2
2ª Aula

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3ª Aula

Ícone aula 4
4ª Aula


7. Relações interdisciplinares
  • A temperatura é uma grandeza física e o s números inteiros são aplicados em escalas de temperatura. Como em toda padronização de medidas, essas escalas foram criadas por cientistas para facilitar a comunicação entre as pessoas nos mais diversos campos da atividade humana. Em todas as escalas de temperatura os valores negativos indicam temperaturas abaixo de zero. Dependendo da região geográfica, no período de um dia a temperatura pode variar de negativa para positiva como é o caso de algumas cidades da região sul do Brasil, no inverno.
  • Números inteiros são usados também para indicar a posição de um objeto em relação a um referencial, um conceito próprio da física. O botão -1 destacado no painel de um elevador, por exemplo, indica que o elevador está um andar abaixo do nível do solo, ou no primeiro andar do subsolo.
  • saldo negativo registrado em uma conta bancária indica que o correntista deve dinheiro ao banco. Dívida é um conceito discutido em matemática financeira e em economia. Observe-se que, neste caso, o valor do saldo nem sempre é um número inteiro, mas esse contexto pode ser usado para ilustrar uma das aplicações de números negativos.
8. Adequações para alunos com necessidades especiais
Para alunos cegos, pode-se produzir o tabuleiro em cartolina, usando tinta relevo 3D para fazer os círculos. Os números dentro dos círculos devem ser escritos em braile e os números que ficam fora do círculo devem ser escritos em braile sobre peças móveis, de modo que o aluno possa movimentar as peças para dentro dos espaços vazios dentro dos círculos, buscando completar o círculo zero com as peças móveis.

9. Aprendizagem esperada
A partir dessa sequência de aulas espera-se que os alunos compreendem que no conjunto dos números inteiros há números positivos e negativos e que os números negativos são menores do que zero. Espera-se também que consigam realizar corretamente somas envolvendo números inteiros.

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