Disciplina - Matemática

Sugestão de atividade - Polígonos com origami

Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, acomode-os em duplas. Apresente a eles o vídeo de http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=7170. O mesmo apresenta construção de polígonos regulares através de Origami. Após a apresentação do vídeo, faça alguns  questionamentos:  
  • Quais são os elementos de um polígono?
  • O que é o lado?
  • O que é um vértice?
  • O que é  diagonal?
  • O que é um ângulo de interno?
  • O que é um ângulo externo?
  • Quantas diagonais têm um polígono com n lados?
Dê um tempo para que eles possam refletir um pouco. Em seguida, peça a eles que façam uma pesquisa sobre o assunto “polígonos”. Sugerimos o sítio http://www.scribd.com/doc/3488317/Licenciatura-em-Matematica-Desenho-Geometrico, um documento em PDF. Na página 71 deste, existem todos os tipos de classificações de polígonos e todos os passos para construção de polígonos regulares. Professor, oriente aos seus alunos que não deixem de pesquisar tópicos importantes, como:
Caso algum sítio não esteja funcionando temporariamente, sugerimos alternativamente os relatados abaixo:

Professor, após leitura, questione aos seus sobre os itens levantados no início  da aula. Aproveite o momento para tirar algumas dúvidas. Confeccione uma tabela conforme abaixo:



Após eles preencherem a tabela, peça a eles que confiram os valores no aplicativo http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/poligonos_nomenclatura/chamafig.htm.

Esta atividade foi extraída da aula Classificação de Polígonos do professor Carlos Alberto Jesus de Oliveira - Brasília/DF. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: