Disciplina - Matemática

Sugestão de atividade - Fração e notação decimal

Esta atividade exploratória tem por objetivo principal estimular o desenvolvimento da habilidade de pesquisa e síntese dos alunos.

Sugira que os alunos em grupo, pesquisem inicialmente em alguns sites do tipo:


Fonte:
http://books.google.com.br/books?id=Zm8Xb_vWcmEC&pg=PT16&lpg=PT16&dq=%22Fração+e+notação+decimal++%22&source=bl&ots=xoW6GhQBnx&sig=-cBfb0XNXNzLvDjSDqTAtqmX0iI&hl=pt-BR&ei=YdazTP_8IsL7lwfh7vXuCQ&sa=X&oi=book_result&ct=resultu &resnum=1&ved=0CBUQ6AEwAA#v=onepage&q=%22Fração%20e%20notação%20decimal%20%20%22&f=false  

Cada grupo fará a pesquisa num endereço diferente e você, professor, irá propor alguns questionamentos como estes:
  • Como transformar uma fração em um número escrito na notação decimal?
  • É sempre possível escrever um número decimal na forma de fração decimal?
  • O que é número misto?
  • Como a porcentagem 325% pode ser escrita na forma de número misto?
Depois, distribua entre os alunos cartolinas e peça para eles utilizarem a criatividade para preparar um resumo sobre o que entenderam e socializar o resultado com os demais colegas de classe. Neste momento o professor anotará os aspectos negativos e positivos e as conclusões coincidentes, que se estiverem corretas, deverão ser reforçadas.

Esta atividade foi extraída da aula Porcentagem e Notação Decimal do professor Armando Freitas Tramontano - Rio de Janeiro/RJ. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: