Disciplina - Matemática

Sugestão de atividade - O pouso na mosca

O objetivo é fazer com que o aluno perceba a utilização do conceito da probabilidade da interseção de dois eventos.



Ressalte que nas competições de paraquedismo a modalidade mais antiga é a de precisão. Consiste em pular com o velame (nome da lona do paraquedas) aberto, objetivando atingir um alvo no chão, chamado de mosca. Considere que o paraquedista está realizando o pouso num campo representado pela malha quadriculada.



Fonte: http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2010/08/Modali-2.jpg 

1. Peça à turma para realizar as etapas abaixo:

1.1. Construa um alvo com dois polígonos de forma que haja uma interseção entre os polígonos. Denomine uma região de A e a outra de B.

Notas: 

a) A turma deve perceber que existem dois eventos:
  • O paraquedista cair na região A
  • O paraquedista cair na região B

b) A malha que representa o campo é o espaço amostral. Chame-o de E.

1.2. Qual a probabilidade de o paraquedista aterrisar na região A? E na região B?

1.3. Qual a probabilidade de o pouso ser realizado nas duas regiões ao mesmo tempo?

1.4. Represente a situação descrita no item anterior (1.3) simbolicamente.

2. Reserve um espaço na aula para os alunos trabalharem estes tópicos.

3. Ao término do tempo estabelecido, como na atividade 1, verifique com a turma o desenvolvimento de cada item utilizando o quadro de giz.



1. Um exemplo de solução:

1.1.


Imagem da autora

1.2. A probabilidade do pouso ser realizado na região A é de 25% e na B é de 12%.

1.3. A probabilidade do paraquedista pousar nas duas regiões ao mesmo tempo é de 6,5%.

1.4. 

Imagem da autora

Esta atividade foi extraída da aula Esportes Radicais, Probabilidades e Geometria: Um diálogo possível da professora Raquel Cupolillo Simões de Sousa - Rio de Janeiro/RJ. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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