Disciplina - Matemática

Sugestão de atividade - Variação da Função Exponencial

No laboratório de informática, propor aos alunos (em grupos) o recurso Variação da Função Exponencial, disponível em: http://www.uff.br/cdme/exponencial/exponencial-html/EP1.html, acesso em 08 de novembro de 2010. Permita que por uns minutos os alunos manuseiem o recurso, para conhecer as ferramentas e só então passe as orientações de resolução das atividades.

Este recurso tem por objetivo estudar o comportamento variacional de uma função do tipo exponencial fazendo uso de recursos gráficos, numéricos e algébricos; caracterizar uma função exponencial por meio de seu comportamento variacional. Para isso, se utiliza de processos de modelagem matemática para resolver problemas do cotidiano, tendo como referência o comportamento variacional de uma função do tipo exponencial.



Figura 2 - Fonte: http://www.uff.br/cdme/exponencial/exponencial-html/EP1.html. Acesso em 08 de novembro de 2010. 

No desenvolvimento da atividade, o professor poderá acompanhar de perto os grupos interagindo quando julgar necessário. Deve estar atento para garantir certa harmonia da realização da aula. Proponha paradas, se necessário, ou utilize os grupos com melhor rendimento como monitor. Além de ajudar os demais que tenham mais dificuldade, eles também poderão ajudar você professor com o feedback da realização das atividades.

Esta atividade foi extraída da aulaFunções exponenciais e logarítmicas da professora Eguimara Selma Branco - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: