Disciplina - Matemática

Sugestão de atividade - Volume de prismas triangulares

Professor, apresente aos seus alunos o seguinte problema:

Em uma determinada escola existe uma bananeira que deverá ser retirada do local para construção de uma quadra esportiva. Os alunos e a direção da escola decidiram replantar a bananeira em um local que deve ser preparado. A bananeira deverá ser retirada imediatamente, mas o novo local que será replantada, vai demorar certo tempo. A planta foi retirada e colocada em um recipiente de forma de pirâmide do tipo tetraedro de 80 cm de aresta, conforma a figura abaixo.



O composto a ser colocado no recipiente deverá ser o seguinte:





Sendo que a quantidade de calcário para um vaso grande é de 4 a 5 colheres de sopa. Qual a quantidade de areia grossa, terra preta e húmus a ser colocados no vaso?

Professor, para trabalhar o assunto volume de prismas triangulares, vamos fazer um experimento descrito no tópico “O volume da pirâmide e do cone”, na página 3 do documento disponível em http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/t2k/_matematica_mat2g64.arquivo.pdf. Providencie ou peça aos seus alunos que tragam o material necessário para construção de uma pirâmide, neste caso: cartolina, cola e tesoura. A matriz para construção do:

Professor, oriente-os para que as medidas da base do triângulo sejam as mesmas da base do tetraedro e que a altura do prisma também seja a mesma do tetraedro. Faça a reprodução do material. Organize seus alunos em grupos de no máximo 5 pessoas e peça a eles que construam os sólidos geométricos. Após a construção, realize o experimento e em seguida questione:
  • Como podemos deduzir a fórmula do volume de uma pirâmide?
  • E no caso de uma pirâmide de base triangular?
  • E de um tetraedro? Peça a eles que registrem as respostas e em seguida apresente a primeira parte do vídeo da tele aula n. 65 do Novo Telecurso, caso o mesmo não esteja disponível na escola, acesse o sítio http://www.youtube.com/watch?v=zUngfdgUj3w&feature=player_embedded.

Esta atividade foi extraída da aula Volume de prismas triangulares do professor Carlos Alberto Jesus de Oliveira - Brasília/DF. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: