Disciplina - Matemática

Sugestão de atividade - Matrizes

Apresente aos alunos o vídeo Cooperativa de Leite, disponível em: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=7245 ou http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17236. O vídeo propõe um problema, onde uma cooperativa de seis fazendas produtoras de leite decide construir um tanque de refrigeração para uso comum; assim, a questão chave é: Em qual das fazendas deve ser instalado o tanque?

Professor, apresente o vídeo aos alunos até mais ou menos 4 min 26 seg. Quando aparece a imagem do quadro a seguir:

coop_leite1
Fonte: Vídeo Cooperativa de Leite.

Na sequência, solicite que os grupos de alunos resolvam o problema em seus cadernos, indicando qual seria a fazenda a ser instalado o tanque e o por que da escolha. O problema em questão admite várias soluções, pois há vários critérios para se decidir qual a melhor opção. Após a resolução, proponha uma rodada para que os grupos justifiquem suas respostas.

Destaque que no vídeo, os cooperados decidem adotar como critério que o tanque seja instalado na fazenda que estiver no menor maior percurso, ou seja, dadas as distâncias que cada fazendeiro deverá percorrer para levar seu leite até o tanque, a fazenda escolhida será a que resultar uma menor distância entre as maiores distâncias percorrida pelos outros fazendeiros.

Atividade 1

A seguir, solicite aos alunos que organizem no caderno uma tabela que represente as distâncias entre cada uma das fazendas.
Resposta:
Sugestão de tabela:
Fazendas
A
B
C
D
E
F
A
0
5
11
14
12
15
B
5
0
6
9
14
10
C
11
6
0
3
8
4
D
14
9
3
0
5
2
E
12
14
8
5
0
7
F
15
10
4
2
7
0

A partir da tabela, abra questionamentos para que os alunos resolvam nos grupos e depois socializem com os demais.
a) Se instalarmos o tanque na fazenda B, o fazendeiro que percorreria a maior distância seria?
- Conforme a segunda linha da tabela, seria o E com 14 Km.
b) Se escolhermos a fazenda A, o fazendeiro que percorreria a maior distância, seria?
- Conforme a primeira linha da tabela seria o F com 15 Km.
c) E de acordo com o critério de maior distância percorrida e a menor possível? Qual a melhor opção?
- A fazenda C seria a melhor opção.
Após a realização desta atividade, apresente aos grupos o restante do vídeo. Discuta a segunda tabela apresentada no vídeo (fazendo comparação com a primeira tabela) a partir não apenas das distâncias entre as fazendas, mas também da quantidade de viagens que cada fazendeiro faria por dia.
Fazendas A B C D E F
A 0 15 22 14 36 60
B 20 0 12 9 42 40
C 44 18 0 3 24 16
D 56 27 6 0 15 8
E 48 42 16 5 0 28
F 60 30 8 2 21 0

Explique aos alunos que esta nova matriz não é simétrica como era o primeira, conforme todos podem observar. E que para resolver este problema, é necessário apenas ler e interpretar os dados do problema e, nesse caso, a representação na forma de uma tabela foi muito útil. Que nos dois quadros, o que fizemos foi uma representação de matriz.

Esta atividade foi extraída da aula Matrizes e Determinantes da professora Iozodara Telma Branco De George - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: