Disciplina - Matemática

Sugestão de atividade - Parábola

Laboratório de Informática

Toda função possui um gráfico e cada um é representado de uma forma. O gráfico de uma função linear,  de 1º grau é uma reta que poderá ser crescente ou decrescente. O gráfico de uma função quadrática será uma parábola de concavidade para baixo ou para cima. A que vemos na imagem abaixo está com a concavidade voltada para cima, com seu vértice num ponto negativo do eixo das ordenadas (eixo y) e dois pontos cortando o eixo das abscissas (eixo x).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1272/imagens/parabola.jpg

O que será que determina:
  • Que a concavidade da parábola ficará voltada para cima ou para baixo?
  • Onde ficará o vértice da parábola?
  • Uma parábola poderá corta o eixo das ordenadas em dois pontos? Quando?

Para responder a estas questões, no laboratório de informática em duplas, solicite aos alunos que acessem o recurso a seguir, e selecionem no objeto o item parábola como marcado na imagem acima. Depois anotem as conclusões alterando os valores possíveis para a, b e c no recurso educacional abaixo e depois apresentem e discutam com seus colegas em sala de aula.
Gráficos

Esta atividade foi extraída da aula Parábola: construindo o conceito da professora Gílian Cristina Barros - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: